sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Superboy


Superboy original (Clark Kent)
Criado por Jerry Siegel, primeira aparição em More Fun Comics #101 (1944).
Superboy originalmente era o Superman vivendo aventuras quando garoto na cidade de Smallville (Pequenópolis, como era conhecida nos gibis brasileiros). Ele utilizava um uniforme parecido ao de Superman, e tinha um cão, Krypto. Por muitos anos, a existência oficial de Superboy dentro da cronologia foi desconsiderada, uma vez que quando Superman surgiu, ele havia começado sua carreira já adulto. Foi somente quando Bizarro, um vilão que Superboy havia enfrentado, voltou quando Superman já era adulto, que resolveu admitir-se Superboy como oficial. Com o advento das Terras Paralelas, ficou mais fácil explicar: O Superman que havia começado sua carreira já adulto era o Superman da Terra 2, uma dimensão em que os heróis começaram as carreiras na Segunda Guerra, enquanto que o nosso Superman, que havia sido Superboy, era da Terra 1. Em Crise Infinita, ficou estabelecido que Superboy foi, na verdade, Superman da Terra 2.
 Superboy do Mundo Compacto
Após Crise nas Infinitas Terras, as Terras Paralelas nunca existiram, e foi estabelecido que só havia um Superman, e ele nunca foi Superboy. Mas como ficava a origem da Legião dos Super-heróis, que teve sua fundação inspirada nos feitos deste Superboy? O escritor John Byrne, no entanto, criou uma explicação plausível: O Superboy havia nascido no Mundo Compacto (Pocket Universe, no original), um universo criado pelo Senhor do Tempo, um inimigo da Legião dos Super-heróis Action Comics #591 (August 1987). Ele criou este universo a partir de um instante do próprio tempo, tão pequeno que não poderia ser medido, mas contendo a cópia de estrelas e planetas do nosso universo. Toda vez que a Legião viajava no tempo para a época de Superboy, o Senhor do Tempo os enviava para o Mundo Compacto ao invés. Não se sabe ao certo por que ele fez isso; devemos lembrar que o Sr. do Tempo é uma entidade do tempo que tem inteligencia sobre-humana, e isto pode ter propósitos que nós humanos não entenderiam.
De qualquer modo, ele chantageou Superboy quando Superman descobriu o fato. O Senhor do Tempo criou uma máquina que permitia proteger o Mundo Compacto da antimatéria resultante da Crise nas Infinitas Terras. Ele chantageou Superboy a destruir Superman (coisa que ele poderia ter feito facilmente, já que os poderes de Superboy estavam em nível Pré-Crise, e podia erguer planetas, viajar no tempo, etc). Superboy, no entanto, apenas fingia que usava força total contra Superman: ele esperava que o Homem de Aço o derrotasse.
Superman percebeu o plano, o que deu tempo a Legião de chegar e levar Superboy para a missão de derrotar o Senhor do Tempo (Superman ficou de fora). Na aventura, a máquina que permitia proteger o Mundo Compacto da antimatéria foi destruída, e Superboy morreu mantendo aquele universo coeso.
 Superman Jr
Em World's Finest Comics #215 (1973), foi mostrado que Superman e Batman casaram-se respectivamente com Lois Lane e Kathy Kane (A pouco lembrada Batwoman), tendo os filhos que ficaram conhecidos como Superman Jr. e Batman Jr., os Superfilhos. Basicamente eles eram jovens e usavam uniformes iguais aos dos pais. O Superman Jr. por ser metade terrestre, só tinha metade do nível do poder de Superman.
A começo, sendo encarados como parte da continuidade, os Superfilhos foram admitidos posteriormente como uma linha temporal alternativa contida na Terra 154.
Superboy da Terra-Prime
Superboy da Terra-Prime foi descoberto durante a Crise nas Infinitas Terras. Veio de um universo paralelo conhecido como Terra-Prime, em que o Superman e os outros super-heróis da DC Comics existem somente como personagens fictícios. Não podendo se separar de sua vida antiga e seu destino "perdido" como maior herói da Terra, suas convicções e valores morais se deturparam por anos de solidão numa dimensão "paradisíaca". Fisicamente, ele era igual ao Superboy original.
Para maiores detalhes, veja Superboy da Terra-Prime.
 Era Moderna (Conner Kent)
Criado por Karl Kesel e Tom Grummett, O Superboy apareceu pela primeira vez durante o arco de história chamado "O Retorno do Super-Homem". Quando os cientistas do Projeto Cadmus constataram a "morte" do Superman após a luta contra Apocalipse decidiram criar um clone para substituí-lo como defensor da Terra. O resultado foi o irreverente Superboy. Ele possui poderes de "telecinésia tátil" (é capaz de mover grandes quantidades de matéria, mas precisa estar em contato físico com ela para tal) e os usa para simular alguns dos poderes do verdadeiro Super, como super-força e vôo. Ele usava um uniforme vagamente diferente de Superman; ele vestia uma jaqueta com o S, óculos escuros de lente redonda, e um colante azul, vermelho e preto, com o S. Seu cabelo tinha corte estilo chanel. Por muitos fãs foi considerada a melhor fase do Superboy, pois ele possuía personalidade própria, sendo algo bem diferente o "Superman Jr." que ele se tornou pouco antes de sua morte.
O Superboy da Era Moderna era um integrante da Justiça Jovem.
Um retcon estabeleceu que ele é um clone feito a partir do Superman misturado com as células de Lex Luthor. Conner Kent (seu nome humano), também conhecido como Kon-El, tem todos os poderes do homem de aço, com a exceção do supersopro. Porém esse Superboy também possui uma telecinésia poderosa. Conner vê o Super como um pai, e não gosta de Lex. Inicialmente, as únicas pessoas que sabiam que ele é metade Lex eram o próprio Conner e seu melhor amigo, Tim Drake, Robin. Para completar ele ainda namorava a atual Moça-Maravilha. Esse personagem morreu no evento que abalou as estruturas do universo da DC Comics chamado de Crise Infinita (Infinite Crisis).
Atualmente retornou da morte no final da saga "Final Crisis: Legion of the Three Worlds" para derrotar o Senhor do Tempo (arquiinimigo da Legião de Super Herois)
 Smallville
Atualmente tem voltado à popularidade, graças ao sucesso do seriado de TV Smalville, que aproveita o mesmo conceito de Superman adolescente. Entretanto, na série, Clark Kent não usa uniforme, nem mesmo é chamado de Superboy

Nenhum comentário:

Postar um comentário