Agora o blog está aberto para pedidos, quem quiser que um especifico super-herói seja apresentado aqui por favor deixe um comentário no blog.
Tchau e até a próxima!
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Rachel Summers
Rachel Anne Summers é um personagem de histórias em quadrinhos da Marvel Comics. Foi criada por Chris Claremont durante a saga Dias de Um Futuro Esquecido. Ela possui poderes telecinéticos, já adquiriu poderes cósmicos ao se fundir com a Fênix e é considerada uma mutante nível Omega. Quando entrou para o Excalibur, adquiriu o codinome Fênix. Tempos depois, adotou o codinome Garota Marvel (quando entrou para os X-Men).
História
Rachel é a filha das contrapartes de Jean Grey e Ciclope de uma linha de tempo alternativa. Ela veio ao universo Marvel padrão tentar impedir o assassinato de um senador, e com isso evitar que seu futuro distópico se concretize. Em sua realidade natal, esse assassinato gerou uma grande onda anti-mutante que culminou com o desenvolvimento de novas sentinelas mais inteligentes, que eventualmente assumiram o controle da Terra, exterminando os mutantes e escravizando os humanos.
Fênix e Excalibur
Rachel jamais retornou em definitivo à sua realidade, continuando a atuar como heroína nessa dimensão. Num determinado momento Rachel se confrontou com a entidade cósmica conhecida como Fênix (que no passado já havia tido contato com sua mãe) e as duas se fundiram o que aumentou enormemente seus poderes. Mais tarde, ao enfrentar Galactus tentando evitar que este devorasse mais um mundo, o vilão revelou-lhe que a Fênix era uma ameaça tanto quanto ele. Enquanto os poderes do Devorador de Mundos dependiam das vidas dos habitantes dos planetas que sugava, os da Fênix vinham dos seres ainda não nascidos: toda vez que usava suas habilidades um ser deixava de nascer em algum lugar. Desgostosa com a revelação, a entidade se retirou do corpo de Rachel Summers, mas deixou com ela parte ou todos os seus poderes. Foi também neste período que Rachel conheceu e se tornou grande amiga de Kitty Pride, a Lince Negra. Elas faziam parte do mesmo grupo (Excalibur) e sempre conversavam e cuidavam uma da outra.
Decidida a recuperar sua propria linha teporal, Rachel, com os poderes da fenix e o Excalibur, viajam para a realidade de Rachel, lá eles enfrentam o mutante Ahab e ela consegue vencer os fantasmas do seu passado. Na volta para a realidade do excalibur o capitao Britania acaba se perdendo na linha temporal, Rachel ainda passa um tempo reatando laços com Jean Grey dessa realidade e com Scott Sumers, inculisive servindo de dama de honra no casamento dos dois, tem uma luta acirrada com Siena Blaze que trabalhando juntamente com o Sr, Sinistro conseguem uma amostra do seu Dna que o vilao tencionaria usar posteriormente, por fim, Rachel se vê forçada a abandonar o presente para que o capitao Britânia retorne ao Excalibur. Tendo abandonado o presente, vivendo no futuro,ela, com o grande poder da Fenix, começa a tentar realizar o sonho professor X criando uma seita nos moldes do sonho de Xavier, denominado de Askani. No futuro ela se torna uma grande adversaria do mutante Apocalipse e consegue frustrar os planos do vilão de conseguir possuir o corpo "possivelmente" curado do filho de Scott e Madelyne Pryor, que ele acredita que irá se tornar o mutante mais poderoso do planeta. Rachel, já envelhecida pelos muitos anos no futuro, conhecida como Madre Askani, consegue frustrar os planos de Apocalipse salvando o filho de Ciclope, pedindo uma de suas "cosanguineas" Askani que levasse o garoto para o futuro, onde mais tarde ele iria se tornar o mutante Cable. Foi nesse período que Rachel leva seus "pais" dessa realidade para o futuro para criarem o bebê Nathan Christopher Charles Summers infectado por um vírus tecnorganico. Jé bem idosa, Rachel foi a uma das responsáveis pela a derrocada de Apocalipse naquele tempo.
X-Men
Vários meses depois, após Jean Grey ter morrido, Rachel se juntou aos X-Men adotando o antigo codinome da mãe: Garota Marvel. Agora ela carrega consigo um artefato que foi deixado pela mãe antes de morrer, um mecanismo que contém sua impressão holoempática (uma cópia da consciência de Jean). Essa "essência" da antiga Garota Marvel surge às vezes para aconselhar Rachel.
Dizimação
Ela então adotou o nome Grey. Foi passar uns tempos com os avós e sempre brincava com seu avô, Jonh Grey. Sua avó ainda sentia a perda da filha e culpava Xavier por isso.
Os Shi'ars mandaram uma tropa de matadores para poder acabarem com os familiares de Jean Grey pois a mesma, possuida pela Fênix, destruiu e matou milhares de Shi'ars. Com medo de acontecer de novo, um massacre aos Grey começou. A única sobrevivente foi Rachel. Ela, junto com os X-Men, acabaram de vez com os matadores, mas a perda fez Rachel pensar mais sobre sua personalidade.
Quando Xavier montou uma equipe para poder impedir Vulcano de acabar com os Shi'ars, Rachel decidiu ir junto. Agora, ela está no espaço junto com Destrutor, Noturno, Apache, Darwin, Polaris e o Professor X.
Poderes e habilidades
Rachel é uma mutante nível ômega, cujas habilidades envolvem Telepatia, Telecinese (herdou da mãe) e Rajadas energéticas (do pai, porém, ela libera pelas mãos). Ela também contém residuos da Fênix e ela pode levitar o próprio corpo (o que é equivalente a voar), outras pessoas e objetos. Rachel diz que ela não é igual a Jean, pois Jean tem sua personalidade e Rachel também tem a sua.
terça-feira, 30 de novembro de 2010
Xorn
Xorn é um personagem da Universo Marvel e mutante.
Kuan-Yin Xorn
Teve sua primeira aparição em Novos X-Men Anual (2001). Ele pode manipular a gravidade e o magnetismo e alguns poderes desconhecidos. Ele também é chamado de Xorneto, já que Magneto (não se sabe ao certo se é mesmo) possuiu o corpo de Xorn. Assim atacou o Instituto Xavier junto com a sua Irmandade de Mutantes que era composto por Groxo, Esme Stepford e os membros da classe especial de Xorn. Isso trouxe fatalidades, incluindo a Esme Stepford. Mas ele foi impedido pelos X-Men.
Shen Xorn
Teve sua primeira aparição em X-Men (vol. 2) #157. Ele tem telepatia, pode viver sem oxigênio e tem diferentes portais dimensionais em sua cabeça. foi preso pelos X-Men a fim de tentar impedir Magneto ou outro de fazer o mesmo com seu irmão, Kuan-Yin. Salvou o Instituto de ser completamente destruído pela nova Irmandade de Mutantes. Ele é um dos 198 mutantes que sobraram no mundo depois do Dia M.
Poderes e habilidades
Kuan-Yin aparentou mostrar a capacidade de controlar o magnetismo. É provável que ele tenha se aproveitado dos poderes de Magneto para tais habilidades. Ele também pode voar. Apresenta também poderes não identificados. Pode ser que ele tenha também a capacidade de possessão, já que pode se juntar a Magneto.
Shen, logo no início, mostrou que era curandeiro. Ele pode viver sem comer e sem oxigênio. Pode usar telepatia e, também, abrir diferentes buracos dimensionais de sua cabeça. Ele mesmo não sabe para onde levam esse buracos.
Tanto Kuan-Yin como Shem têm algo em comum: o estranho capacete que eles usam. Provavelmente Kuan-Yin usou para esconder que era na verdade Magneto, bem como para bloquear seus poderes intensos. É o caso de Shen. Ele usa para prender os buracos dimensionais que estão em sua cabeça. Há boatos de que a face de Shen é desfigurada e, por isso, ele usa seu capacete.
O coletivo
Ver artigo principal: Michael Pointer
Quando um ser desconhecido caiu sobre a pequena cidade de Pólo Norte, no Alasca e a destruiu, viu-se que ele avançava para os Estados Unidos, atravessando o Canadá e destruindo tudo e todos que estavam no seu caminho.
A Tropa Alfa foi a primeira a ser chamada para fazer um reconhecimento. Agora, pelo que se passou, a maioria de seus membros foram mortos. E ele continuou avançando na sua onda de destruição.
Os Vingadores foram chamados para deter o ser desconhecido, mas Tony Stark preferiu só saber quem ele era, enquanto o Homem-Aranha e o resto dos Vingadores tentavam descobrir quem ele era com a ajuda de SHIELD. O Homem de Ferro descobriu que o nome dele é "Michael" e tentou saber o porquê da destruição. Mas a Miss Marvel apareceu bem na hora para atacar. Ela tentou absorver a energia dele, mas o Coletivo fez a situação reverter e atacou Carol, fazendo-a ganhar seus poderes de Binária.
O Coletivo foi direto para Genosha, e foi atrás de Magneto. Descobriu-se, então, que ele era Xorn, e que tinha entrado no corpo de Michael Pointer
Solaris
Solaris (Sunfire em inglês) é uma personagem da Marvel Comics, um mutante que já fez parte dos X-Men. Seu nome verdadeiro é Shiro Yoshida (mais tarde passou a ser chamado de Shiro Yashida).
Tem o poder de ionizar a matéria gerando calor de até um milhão de graus Fahrenheit, podendo com isso disparar labaredas imensas, fazer calor, produzir luz, etc.
Solaris é primo de Mariko Yashida e irmão do Samurai de Prata.
Histórico
No início Solaris era um personagem extremamente nacionalista e que culpava os Estados Unidos pela morte de sua mãe, tudo por influência do tio antiamericano que o criou. O pai de Shiro acreditava em conciliação entre os dois países, mas teve pouca influência na instrução do filho.
Com seu tio o incentivando, Shiro viajou para os Estados Unidos para destruir o Capitólio em Washington. Seu pai estava presente e tentou persuadi-lo a não cometer este ato terrorista, mas como como Solaris atendeu o pedido de seu pai, seu Tio acabou matando o pai de Shiro. Solaris matou o tio em seguida, voltando depois para o Japão.
Proclamando-se protetor do Japão, Solaris logo achou algo em comum com os heróis da América; enquanto sua xenofobia diminuía com o passar dos anos, seu orgulho nacionalista permanecia forte. O professor Charles Xavier foi informado sobre ele e seu dom mutante e o convidou para entrar para os X-Men, mas após uma missão com o time Solaris resolveu voltar para o Japão para servir seu país em missões solo. Ainda sim auxiliou os X-Men em diversas ocasiões posteriores. Solaris também usou seus poderes em uma missão especial para o governo japonês.
Solaris aceitou uma oferta do Professor X para entrar para a Corporação X, uma operação global para procurar e resgatarem mutantes, ficando instalado em Bombaim, na Índia.
O passado de Solaris tem conexão com o passado de Vampira. Ambos participaram de uma tentativa de roubo da tecnologia de implante de adamantium desenvolvida por um cientista japonês (o pai de Lady Letal). O golpe falhou e nenhum dos personagens se lembrava dele graças à atuação da mutante Blindspot que bloqueou suas mentes.
Solaris quase foi morto por Lady Letal. Em seus momentos finais, teve os poderes absorvidos por Vampira, que os reteve de forma permanente. Mais tarde Vampira voltou ao local onde devia estar o corpo de Shiro mas ele não estava lá, deixando no ar a hipótese dele ter sobrevivido. Mais tarde ele aparece como um dos Cavaleiros do Apocalipse tendo se juntado ao vilão para recuperar suas pernas perdidas no combate com Lady Letal. Sendo derrotado e capturado pelos X-Men quando tentava invadir a Mansão X, e ficando sobe cuidados de Emma frost.
Victor Mancha
Victor Mancha é um herói do Universo Marvel e membro dos Fugitivos. Ele é um sintezóide filho de Marianella Mancha e do robô assassino Ultron. Foi sequestrado pelos Fugitivos para ser impedido de destruir os Vingadores junto com seu pai. .Vale a pena lembrar que Victor,apesar dos componentes cibernéticos,ele é HUMANO.Ou seja,ele é um híbrido,possui alguns órgãos humanos e alguns(como o coração)são feitos tantos de "carne" quanto de nanitas,além disso ele não possui sangue(há nanitas no lugar.Como o próprio Brian K. Vaughan gosta de descrevê-lo "Ele é o melhor da união homem-máquina".
Poderes e Habilidades
Victor possui:
Grande força e velocidade acima dos níveis humanos.
Habilidades Eletromagnéticas.
Tem mente computadorizada(ou seja,seu cérebro é um mega computador orgânico).
Memória Fotográfica.
Fator de Cura(Na verdade,ele consegue tanto reconstruir sua pele e órgãos quanto seu componentes orgânicos.
É bilingüe(fala Inglês e Espanhol)
Tempestade
Tempestade (Storm, no original em inglês), alter-ego de Ororo Munroe, é uma personagem de história em quadrinhos do Universo Marvel Comics, membro dos X-Men. Sua primeira aparição foi em Giant-Size X-Men #1 (Maio de 1975).
História
Origem
Tempestade é descendente de uma antiga linha de sacerdotisas africanas. Todas têm cabelos brancos, olhos azuis e potencial para usar magia. A mãe dela, N’Dare, era a princesa de uma tribo no Quênia. Ela casou-se com o fotojornalista americano David Munroe e mudou-se com ele para Manhattan onde Ororo nasceu. Quando Ororo fez seis meses, ela e os pais foram para o Cairo, Egito. Cinco anos depois, sua família foi vitima de um ataque aéreo. Seus pais foram mortos, mas ela sobreviveu, enterrada debaixo de pedregulhos e escombros próximo ao corpo da mãe dela. Este trauma deixou Ororo com claustrofobia severa que ainda a aflige hoje.
Sem casa e órfã, Ororo Sozinha na cidade, vagou pelo Cairo até que conheceu o mestre ladrão Achmed El-Gibar que lhe deu um lar e a treinou para ser uma ladra. Ela se tornou a melhor ladra de sua corja e talvez de todo o Cairo. Suas façanhas incluem roubar um rubi da X-Eterna Candra e um Opal de Ozimandias. Por um grande acaso, tentou roubar até de seu futuro professor Charles Xavier quando ele estava fazendo uma perigrinação solitária por todo o mediterraneo, Ororo não obteve sucesso pois Xavier utilizou sua telepatia para ela devolver sua carteira. Ao usar seus poderes mentais na menina, foi interceptado mentalmente por Amahl Farouk (o mutante Rei das Sombras) que o desafiou à um duelo mental. Xavier o derrota, prendendo sua mente no plano astral. Sem mais as explorações de Farouk e com apenas 12 anos ela sentiu a necessidade de ir para o sul em busca de suas origens. No Sudão, um motorista de caminhão tentou violá-la, Ororo foi forçada a matá-lo e jurou que nunca mataria outra vez. Ao chegar no Quênia, conheceu e teve um curto namoro com T’Challa (o futuro Pantera Negra) com quem perdeu a virgindade mais ou menos na mesma época em que seus dons mutantes floreceram. Com o fim do namoro, alcançou finalmente a pátria de seus ancestrais a planície do Serengeti, entre Tanzânia e Quênia. Lá, Ororo passou a usar seu poder em prol das tribos locais, sendo adorada por eles como uma espécie princesa e deusa. Ororo permaneceu com as tribos durante anos trazendo sempre chuva e um clima bom para o plantio. Mas, por desconhecer as consequencias de seus poderes, acabou gerando secas em outras regiões, matando gados em outras regiões da África. Durante uma aventura da primeira formação dos X-men, a equipe chegou a encontra-la e lutaram juntos contra um mutante chamado Dilúvio.
[editar] X-Men
Como sua existência já era de conhecimento de Xavier, Ororo foi convocada para se unir aos X-Men, ele precisava recrutar rapidamente uma nova equipe de mutantes para salvar a original que foi capturada por Krakoa, a ilha viva. Tempestade aceitou ajudá-los mas com a dura decisão de abandonar sua terra e as necessidades de seu povo. user posted image Ororo teve dificuldade para se adaptar a esta nova vida. Não entendia, entre outras coisas, porque não podia tomar banho nua na piscina. Este contraste cultural fez naturalmente se tornar amiga do mutante russo Colossus que, também teve dificuldade na adaptação e a chamava de “irmãzinha”. Jean também a ajudou bastante em sua adaptação à civilização e se tornaram melhores amigas.
O líder da equipe, Ciclope sai dos X-Men depois do sacrifício de Fênix e Tempestade foi escolhida para assumir a liderança. Logo teve um forte elo com Kitty Pryde, a mais nova integrante da equipe. Tempestade foi mordida pelo vampiro Drácula mas sua força de vontade consegue fazê-la escapar do forte controle de que ele tem com suas vítimas. Numa viagem no espaço foi portadora de um ovo da ninhada mas consegue destruir o embrião com ajuda dos Acanti.
Desafia Callisto em uma batalha pela liderança dos Morlocks, uma colônia de mutantes nos esgotos, Ororo vence. No Japão, Tempestade se torna amiga da ronin Yukio, essa amizade influenciou Tempestade em mudar sua atitude para a vida, abraçando o seu lado mais selvagem tão contido por causa de seus poderes. Para representar essa transformação, mudou seu visual adotando um corte moicano e roupas mais agressivas. Porém sua amiga Kitty não aceita bem essas mudanças e não a reconhece mais como sendo a mesma Ororo. Ororo chama kitty para conversar e resgatar a forte amizade que as duas tinham.
Sem poderes
O mutante Forge inventou uma arma que era capaz de anular os poderes mutantes. Henry Gyrich resolve como teste utilizar a arma na mutante Vampira, vilã recém admitida nos X-Men mas acaba acidentalmente atingindo Tempestade. Forge, se sentindo culpado leva Tempestade para um lugar seguro, sua casa. Os dois tem um curto e intenso caso. Tempestade o larga ao descobrir que ele era o responsavel pela perda do seu poder. Foi pra África onde aceitou finalmente a perda de seus poderes. Depois, Loki ofereceu à Tempestade seu poderes de volta se aceitasse se tornar a deusa do trovão de Asgard, mas rejeitou. Retornando X-Men, provou ser uma grande líder e uma perigosa X-Men mesmo sem seus poderes, principalmente ao disputar a liderança dos X-Men com Ciclope e o derrotar.
Aos poucos Ororo foi recuperando a confiança em Forge que lutou junto com os X-Men contra O Adversário, nesta luta os X-Men foram dados como mortos. Aproveitando o anonimato, se mudaram para a Austrália na antiga base dos carniceiros. E lá, seus poderes foram finalmente retornando.
Tempestinha
Os X-Men achavam que estava morta por um raio acidental de Destrutor mas, na verdade ela estava viva e tinha sido transformada em criança pela vilã Babá, foi perseguida pelo Rei das Sombras e depois conheceu o ladrão Gambit que a chamava sempre de Tempestinha. Juntos começaram a trabalhar como ladrões, roubando sempre outros ladrões. Sua idade ia aumentando rapidamente
Ororo é sequestrada com os Novos Mutantes e levada a Genosha. Quando enfrenta o Genengenheiro e Cameron Hodge, Tempestade enfim retorna à idade adulta se estabilizando. Posteriormente, voltando a Nova York, ela lidera uma equipe de X-Men que vai ao espaço resgatar o Professor X dos skrulls e salvar o Império Shiar. Ao retornar à Terra, acontece então a invasão do Rei das Sombras à Ilha Muir, que resulta no coma de Legião.
Quando X-Men e X-Factor se fundiram, o grupo se dividiu em duas equipes a azul e a dourada. Ciclope liderando a Azul e Tempestade a dourada. Forge, que agora trabalhava como suporte dos X-Men, estava incomodado por Tempestade nunca lhe dar atenção e, depois de discutirem, ao beija-la, a pediu em casamento. Ororo disse que precisava pensar, e passou o dia voando contente com o pedido e cogitando em abandonar a equipe para morar com Forge. Ela quase aceitou mas Forge percebe que seus sentimentos não são tão recíprocos. E que ela nunca abandonaria os X-Men, indo embora antes que ela desse sua resposta.
Tempestade enfrentou a mutante Medula, uma ex-Morlock revoltada que tinha colocado em seu próprio coração um acionador de uma bomba e ameaçava explodir os humanos capturados pelos seus aliados da nação Gene. Tempestade arranca o coração de Medula durante a batalha. Tempestade se culpa por matar a jovem mutante que deveria estar protegendo por ser líder dos Morlocks.
ESX
A ESX (Elite de Segurança X) foi fundada por Tempestade como parte de um plano proposto aos líderes das grandes nações mundiais. Funcionaria como uma polícia mutante com atuação em âmbito mundial, intervindo em questões humanas/mutantes. A equipe acabou debandada após os trágicos eventos do Dia M.
O Casamento
Tempestade abandona os X-men para ficar um tempo na Africa que, em meio a sua cruzada pessoal de combate a crimes que têm se tornado comuns em todo continente africano, entrega a uma antiga paixão: O atual rei de Wakanda, T’chala. também conhecido como Pantera Negra. Em pouco tempo Tchalla a pediu em casamento, o que a transforma na rainha de Wakanda, Ororo aceita dividindo opiniões tanto entre a população do país como entre colegas de equipe e antigos amantes. Ela e T’challa estão no Quarteto Fantástico substituindo temporariamente Susan e Reed – que estão em uma segunda lua de mel para tentar salvar o casamento.
( Quem puder ajudar com um curto resumo da Tempestade nas revistas do Pantera Negra e Quarteto fantástico, eu agradeço.)
Tempestade retorna aos X-Men para ajudá-los em uma missão contra os Morlocks liderados por Masque, onde são capturados e Ororo trancafiada em um claustrofóbico caixão. Ela arrebenta o caixão conduzindo um poderoso raio até ela e derrota os vilões.
Ajudou os X-Men também na corrida para encontrar o primeiro bebê mutante nascido após o Dia M.
Surpreendentes X-Men
Esses retornos em missões específicas deve ter dado um saudosismo em Tempestade, pois pediu pra retornar pra equipe porque está entediada. Ororo obviamente foi muito bem vinda, participando da equipe liderada por Ciclope.
Habilidades e poderes
Controle do Tempo
Tempestade é uma mutante extremamente poderosa e tem demonstrado uma infinidade de habilidades, a maioria dos quais são facetas de seu poder de controlar o tempo. Tempestade possui a habilidade psiônica para controlar todas as formas de clima em vastas áreas. Ela tem sido capaz de controlar ambos os ecossistemas terrestres e extraterrestres em várias ocasiões. Ela pode controlar a temperatura do ambiente, controle de todas as formas de precipitação, e humidade (a nível molecular), gerar raios eletromagnéticos e outros fenômenos atmosféricos, e tem demonstrado um excelente controle sobre a pressão atmosférica. Ela pode estimular todas as formas de tempestades meteorológicos, como furacões, tempestades, nevascas, e é capaz de convocar um furacão, bem como a névoa. Ela pode dissipar o clima, como a forma de céu claro também.
Seu controle sobre a atmosfera permite a ela criar efeitos de clima especial. Ela pode criar precipitação em altitudes maiores ou menores do que o normal, fazer viagens turbilhões apontando longitudinalmente em qualquer direção, absorver eletromagnetismo ambiente e de saída como poderosas explosões elétrica a partir de seu corpo, flash congelar objetos e pessoas, aglutinam poluentes atmosféricos em chuva ácida ou nevoeiro tóxico e convocar as correntes de vento forte o suficiente para suportar o seu peso a elevar-se para voar a grandes altitudes e velocidades. Seu controle é tão grande que ela pode mesmo manipular o ar nos pulmões de uma pessoa. Ela também pode controlar a pressão dentro da orelha interna humana, uma habilidade que ela usa para causar dor intensa. Ela também pode dobrar de água com luz no ar ea sua manipulação de névoa e nevoeiro para tornar-se parcialmente transparentes, e depois nos quadrinhos, quase completamente invisível.
A tempestade também demonstrou a capacidade de controlar as forças naturais que incluem tempestades cósmicas, vento solar, correntes oceânicas, e do campo eletromagnético. Ela tem demonstrado a capacidade de separar as moléculas de água em oxigênio e hidrogênio através da eletrólise, que lhe permitia respirar debaixo d'água. Enquanto no espaço, ela é capaz de afetar e manipular os meios interestelar e intergaláctico. A tempestade pode alterar suas percepções visuais de forma a ver o universo em termos de padrões de energia, detectando o fluxo de energia cinética, térmica e eletromagnética por trás dos fenômenos meteorológicos e dobrar essa energia à sua vontade.
Tempestade tem se mostrado sensível à dinâmica do mundo natural, e seus poderes psiônicos ao longo do tempo são afetados por suas emoções. Uma consequência desta conexão com a natureza é que muitas vezes ela reprime sentimentos extremos para evitar o seu estado emocional, resultando num tempo violento. Ela sentiu uma razão doente e morrendo de árvore na Mansão X, detectada objetos dentro de vários médiuns atmosférica de água, incluindo, e sentiu o movimento incorreto de um furacão no Hemisfério Norte e do estresse gravitacional sobre as marés pela Lua e do Sol bem como a distorção da magnetosfera de um planeta . As habilidades mutantes de Tempestade estão limitadas por sua força de vontade e a força de seu corpo. Sentinelas identificaram Tempestade como um mutante nível Omega.
Potencial Mágico
Tempestade suporta o uso de magia e bruxaria. Muitos de seus antepassados eram feiticeiras e sacerdotisas. Poderes matrilinear Tempestade sequer foram relacionados para o mundo real Rain Queens of Balobedu, a região de onde ela Sorceress ancestral Suprema, Ayesha, elogia. The Mystic Arcana série trata com antepassado Storm Ashake, que adora a deusa egípcia Ma'at, também conhecido como Oshtur-mãe de Agamotto. Um cronograma-tempestade divergentes tornou-se a feiticeira que ensinaram a feitiçaria Magica e alguns Tempestades suplente eus universo mágico possuem talento considerável. Embora a tempestade não desenvolveu seu potencial mágico, tem sido sugerido. The Mystic Arcana listas série dos personagens com potencial de magia de acordo com o baralho de Tarot Marvel. O Tarot afirma Storm como "Alta Sacerdotisa", uma do Tarot Primeira escolha do terço do tempo. Os sorteios foram outros a Feiticeira Escarlate e Agatha Harkness. Estes três personagens dividem o cartão de Alta Sacerdotisa da mesma forma. Em uma nota separada, foi afirmado que o espírito da tempestade é tão forte que ela foi capaz de acolher a consciência de um avatar (ou entidade "manifestação") da Eternidade, um feito que muito poucos personagens Marvel pode realizar sem morrer.
Combate e roubo
Tempestade é uma ladra profissional, e uma mão hábil, astuta e talentosa lutadora, treinado por Achmed el-Gibar, Professor X e Wolverine. Ao usar a estratégia superior, Tempestade superou adversários fisicamente mais fortes, como Calisto e do Comando Crimson em mão-de combate. Tempestade é um excelente atiradora com armas de fogo, e é proficiente no uso de facas. Tempestade também é fluente em árabe e em suaíli. Como parte de sua parafernália, Storm traz um conjunto de lock-pega (com a qual ela tem uma extraordinária habilidade em abrir fechaduras, em uma rápida aparição, ela foi capaz de escolher uma fechadura com os dentes enquanto fisicamente e mentalmente reduzida ao nível de um bebê ) e seu rubi ancestral, que permite o transporte inter-dimensional com a ajuda de seu raio .
Capacidades físicas e traços
Fisiologia de Tempestade concede a imunidade de um total de condições climáticas e temperaturas extremas de calor e frio. O corpo dela compensa a diminuição rápida ou aumento da pressão atmosférica. Ela pode ver na escuridão quase completa e possui excelentes destreza. Storm tem sido descrito como tendo uma das mais fortes vontades entre os X-Men, fazendo-a altamente resistente a ataques psíquicos, especialmente em conjunto com campos elétricos que ela cria em torno de si mesma. Telepaths têm encontrado dificuldades para localizá-la e sondar seus pensamentos. Várias dessas características são independentes do seu estatuto mutante e são o resultado de sua ascendência. Além disso, ao utilizar seus poderes, os olhos de tempestade vire sólido branco .
Limitações
O poder de tempestade é afetado por suas emoções; conseqüentemente, se ela não mantém controle sobre suas emoções, um excesso de ira poderia induzir uma tempestade destrutiva. Além de sofrer de claustrofobia profunda devido a um trauma na infância.
Nivel Omega
Tempestade pode ser classificada nesse nivel.Isso deve-se ao fato de poder controlar o clima a nivel molecular,criando atmosferas instáveis no espaço sideral e até promover ligações entre oxigênio e hidrogênio,resultando em água e separando essas moléculas,ela pode respirar debaixo d'água.
Dinastia M
Ororo é, junto com o rei T'Challa, a governante da África Unida.
Já foi cortejada muitas vezes pelo príncipe Pietro, mas nunca aceitou o convite de casamento.
Fez a África prosperar, o que preocupa Magneto, pois não aceita o fato de uma nação regida por uma mutante e um humano esteja crescendo mais que seu próprio reino.
Quando vai à uma festa de gala sempre vai atrás de sua estilista fiel, Janet Van Dyne.
É a única mulher negra a governar uma nação… E tem orgulho disso…
Outras mídias
Cinema
Foi interpretado no cinema pela atriz norte-americana, Halle Berry em três filmes: X-Men - O Filme, X-Men II e X-Men: O Confronto Final.
Videogames
Em Marvel Ultimate Alliance, a Tempestade é jogável em todas as plataformas, sendo que seu ataque extremo é o Thunder Struck e suas roupas são: Astonishing, Retro, Ultimate e Classic.
Tempestade também participa dos jogos X-Men Legends, X-Men Legends II - Rise of the Apocalypse e Marvel Nemesis: Rise of The Imperfects e , um dos mais novos jogos Marvel ultimate alliance 2 e Marvel super hero squad ,Marvel vs Capcom 2 e X men oficial game.
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Cyborg
Cyborg é uma personagem de banda desenhada da companhia DC Comics. Ele é bem conhecido como um membro dos Novos Titãs. Victor "Ciborgue" Stone, é líder atual dos Novos Titãs. Victor era um atleta, que num acidente perdeu grande parte de seu corpo, e graças ao seu pai cientista, conseguiu substituir a massa perdida por componentes robóticos, e com isso acabou virando um ciborgue. Cyborg também é um dos personagens da série de tv Os jovens Titãs.
Enredo
Filho único dos cientistas Silas e Elionore Stone, Victor Stone cresceu cercado pela ciência. Foi induzido a seguir a carreira dos pais. Descobriram que Vic possuía um Q.I. de 170. Entretanto ele não teve uma infância normal, justamente por seus pais se dedicarem totalmente à ciência. Quando jovem, Vic começou a se relacionar com Ron Evers, metendo-se em problemas diversas vezes. Mas Vic continuou amigo de Ron, pois se sentia muito só e sem a atenção de seus pais.
Por insistência de Elionore, Silas permitiu que Victor freqüentasse uma escola pública. Assim, o garoto fez muitos amigos e começou a desenvolver seu potencial atlético. Neste tempo, Vic conheceu sua primeira namorada, Marcy Reynolds. Victor treinava arduamente na esperança de se ingressar nos Jogos Olímpicos. Seu pai se irritou, pois seus planos para Victor eram outros. Queria que seu filho fosse um cientista, o que acarretou num relacionamento conturbado entre os dois. Certo dia, Vic decidiu visitar seus pais nos Laboratórios S.T.A.R. Silas e Elionore trabalhavam em dois projetos: estudo e observação de outras dimensões e desenvolvimento de peças cibernéticas para serem usadas em soldados deficientes. Ao observar outra dimensão, Silas permitiu acidentalmente que uma criatura surgisse de uma barreira interdimensional. A entidade matou Elionore e deixou Victor gravemente ferido.
Desesperado com a situação, Silas não queria que seu filho tivesse o mesmo destino da mãe. Decidiu reconstituir o corpo dele com os protótipos em estudo. Utilizou aço reforçado, polímeros especiais e plástico. Vic sobreviveu e Cyborg nasceu. Irritado com seu pai e com sua situação atual, Vic se isolou da sociedade, mudando-se para a “Cozinha do Inferno”, local onde Ravena encontrou Vic e o convidou a se juntar aos Titãs. Satisfeito por seu filho estar se relacionando com o grupo, Silas construiu a Torre Titã e a deu de presente a ele e seus amigos. Alguns meses mais tarde, Silas veio a falecer devido a um envenenamento radioativo. Neste tempo, Vic se reconciliou com o pai e permaneceu junto dele até o final.
Com o tempo, Victor nutriu uma amizade íntima com o amigo Garfield Logan(Mutano). Conheceu também Sarah Simms, que trabalhava com crianças deficientes. As crianças tinham Victor como exemplo devido às suas próteses cibernéticas. Sarah e Victor se tornaram íntimos, entretanto nunca se relacionaram como namorados.
Mais tarde
Houve tentativas em substituir as peças cibernéticas por Promethium e por uma pele artificial, mas o corpo de Victor rejeitou as próteses. Neste período, Vic conheceu a Drª Sarah Charles dos Laboratórios S.T.A.R. Apaixonaram-se e iniciaram um romance. E também apareceram seus avós paternos, Tucker e Maude. Vic nutria um ressentimento por eles, pois não acompanharam sua infância e não compareceram ao funeral de seu próprio filho, Silas Stone. Entretanto, após uma longa conversa eles se entenderam. Os avós transformaram-se num suporte importante para a vida de Victor. Mais tarde, Drª Sarah Charles recebeu uma oferta para trabalhar nos Laboratórios S.T.A.R. da Costa Oeste. Isto abalou o relacionamento entre ela e Victor, mas superaram e continuaram o namoro à distância. Logo após estes eventos, membros antigos e atuais dos Titãs foram capturados pela Sociedade Gnu por razões desconhecidas. Exterminador, Tróia, Asa Noturna, Pantha, Fantasma e Arella se uniram no resgate do grupo. Ficaram chocados ao descobrir que o líder dos Gnus era Joseph Wilson, seu amigo. Durante o conflito, foi lançado um foguete que continha em seu interior Victor Stone. O foguete caiu na Rússia. Com isso, os Titãs restantes se dirigiram à Rússia e lá encontraram outro amigo, Leonid Kovar, o Estrela Vermelha. Victor sofreu conseqüências decorrentes da queda do foguete. Um grupo de cientistas russos fez o possível para reconstituir Victor, mas não conseguiram recuperar sua mente. O novo corpo de Vic era mais volumoso e possuía novas habilidades, entretanto não interagia com as demais pessoas. Os Titãs voltaram aos EUA para encontrarem uma cura para Vic e tentar resgatar os outros amigos. O grupo derrotou os Gnus, mas perdeu Arella e Danny Chase. Ainda assim, Vic permaneceu inoperante.
Cyberion
Os Titãs encontraram, mais tarde, uma raça ciber-alienígena conhecida como Technis, que viajava pela galáxia explorando e catalogando dados. Estavam morrendo e precisavam de um humano, uma alma para sobreviverem. Elegeram Victor como receptáculo, fundindo-se ao Titã. Com isso, Victor passou a se chamar Cyberion e possuía um novo corpo. Victor viajou com a raça pela galáxia como seu protetor. Mais tarde, Cyberion se reuniu aos seus amigos num conflito interestelar, o qual destruiu Tamaran. Logo após, Ravena, Mínion e Garfield se uniram a Victor em sua viagem pela galáxia. Tempos depois, Garfield e Jarras decidiram cancelar a viagem. Jarras presenteou Victor com seu traje bélico, o Omegadromo. Este traje permitiu a Vic reconstruir o Império de Technis. Victor capturou uma variedade de “entulhos” de tecnologia de outros planetas. Dirigiu-se à Terra e decidiu transformar nossa Lua em um o novo planeta Technis, povoando-a com seus amigos Titãs. A LJA e os Titãs se uniram para impedir Victor. Conseguiram abrigar a alma de Victor no Omegadromo, recuperando assim sua sanidade e se tornando novamente Cyborg. Então os cinco fundadores dos Titãs decidiram reformar o grupo e convidaram Vic a se integrar. Victor aceitou e se juntou aos Titãs mais uma vez. Victor descobriu que Sarah estava se relacionando com um Técnico dos Lab. S.T.A.R., DeShawn. Durante uma batalha com Tartarus e C.O.L.M.E.I.A., Vandal Savage ofereceu a Victor um novo corpo se o ajudasse a colher o sangue imortal de Adeline Kane. Antes de tomar qualquer decisão, Estelar destruiu o corpo de Adeline, impedindo Victor a fazer a escolha.
Voltando a ser humano
Asa Noturna, com a ajuda de Jesse Quick, resolveu ajudar Victor a encontrar uma nova “cura” para seu estado. Foram bem sucedidos. Victor recebeu um novo corpo, clonado de suas células originais, que foram coletadas pelos russos durante sua estada naquele país. Embora sua mente e habilidades cibernéticas estivessem interligadas ao Omegadromo, Victor possuía novamente um corpo biológico. E, pela primeira vez em anos, Victor pôde sentir-se humano novamente. Mudou-se para a Costa Oeste dos EUA, deixando os Titãs. Victor ajudou Flash durante “Mundos em Guerra” e resolveu retomar suas atividades como herói, mudando-se para Keystone City. Na tentativa de deter uma entidade demoníaca cibernética, que atacava a cidade, Victor teve seu corpo mecanicamente paralisado, revertendo, então, a seu corpo antigo prateado.
Mais tarde, um conglomerado conhecido como Optitron ofereceu patrocínio aos Titãs e à Justiça Jovem. Durante a proposta, uma garota cibernética vinda do futuro, Índigo, ativou um dos andróides do Superman, acarretando nas mortes de Donna Troy e Lilith. No funeral de Donna, Dick dissolveu os Titãs.
Diante dos fatos, os membros da Justiça Jovem, especialmente Moça-Maravilha, sentiram-se responsável pelas mortes. Assim, Cyborg, Estelar e Mutano decidiram fundar novamente o grupo e orientar Superboy, Robin e Moça-Maravilha. Cyborg recebeu novas peças para seu corpo após o conflito com Índigo. Os Titãs se estabeleceram e tornaram-se um grupo coeso. Quando a equipe foi atacada pelo novo irmão sangue, que possuia poderes sobrenaturais e a ameaça de Jericó, o filho do vilão exterminador que possuia o poder de tomar corpos, Vic usou seu HardWare para aprisionar Jericó dentro dele. Durante um confronto com o doutor luz, Cyborg ativou uma nova contigência e criou escudos solares para sua armadura, que ficou negra. Após voltar ao normal, Vic foi atacado e semi-destruído por um Superboy controlado por Lex Luthor. Vic decidiu ajudar Donna Troy, que ressucitou em um confronto estelar e, durante a Crise Infinita, que foi promovida por Superboy Prime e Alex Luthor, Victor acabou destruído novamente. Foi desativado por um ano e depois voltou aos Titãs, ajudando a reconstituir o grupo.
domingo, 28 de novembro de 2010
Pantera Negra
Pantera Negra (em inglês: Black Panther) é uma personagem de banda desenhada ou história em quadrinhos da Marvel Comics, cuja identidade secreta é a de T'Challa, príncipe do Wakanda, um reino fictício na África equatorial. Criado por Stan Lee e Jack Kirby, sua estréia foi na revista Fantastic Four, Vol. 1, #52 (Julho de 1966).
Tendo visto o seu pai assassinado e o trono usurpado por exploradores de Vibranium quando era jovem, T'Challa viajou para os Estados Unidos, onde estudou e se preparou para reaver a sua posição como príncipe na sua terra natal. Felizmente, o Pantera Negra pôde contar com a ajuda do Quarteto Fantástico quando teve de enfrentar Ulysses Klaw, o líder dos exploradores de Vibranium. Após utilizar o metal em sua maquinaria para criar monstros feitos de ondas sonoras sólidas, o próprio Klaw se submeteu ao seu invento e se transformou num ser capaz de manipular ondas sonoras, o Garra Sônica.
O Pantera Negra entraria para os Vingadores logo a seguir, se tornando o primeiro super-herói negro moderno. Nos anos 70 ele convidou Falcão, o parceiro negro do Capitão América, para uma estadia em Wakanda. Nessa ocasião ele reformulou o uniforme de seu convidado, acoplando-lhe asas que poderiam ser acionadas mentalmente. Assim, o Falcão ganhou a capacidade de voar.
O Pantera Negra continua ativo e é uma personagem recorrente, apesar de não ser um dos mais populares. Em 2004 estrelou uma mini-série da linha Marvel Knights e em 2006 apareceu com destaque no desenho Os Supremos 2: Descubra o Poder da Pantera.
Guerra Civil
Durante a super-saga conhecida por Guerra Civil,na qual a comunidade super-heróica se dividiu em duas: Os Pró Regitro que apoiam a lei de registro de super-humanos, liderados pelo Homem de Ferro contra os Anti Registro,liderados pelo Capitão América. T´Challa se casou com Ororo Monroe, a Tempestade.
Durante uma visita aos EUA, o casal é obrigado á se registrar. Após pesar os prós e contras, T´Challa e Ororo se unem ao Capitão América, para combaterem o registro e a força tarefa do Homem de Ferro.
Quarteto Fantástico
Na Guerra Civil, a Mulher Invisível apoiou o Capitão, e o Sr. Fantástico apoiou o Homem de Ferro, causando uma briga entre o casal e causando a primeira cisão no Quarteto Fantástico.
Após o fim da Guerra Civil, o casal tira uma licença, e vão fazer um segunda lua-de-mel. Para substituí-los são convocados T´Challa e Ororo. Atualmente os dois fazem parte da nova formação do Quarteto Fantástico, e permanecerão no posto até o retorno de Reed e Sue.
Poderes e Habilidades
Além de ter sentidos aguçados, força, velocidade e inteligência é um grande ginasta e acrobata e mestre de várias artes marciais africanas. Também é capaz de rastrear coisas em grande alcance. Seu traje é todo formado de vibranium, o que o ajuda como um colete a prova de balas; Botas com solo de Vibranium capazes de absorver impacto e som; Garras retráteis de vibranium e uma adaga de energia.
Videogames
Em Marvel Ultimate Alliance, o Pantera Negra é jogável em todas as plataformas, sendo que seu ataque extremo é o Panther's Might e suas roupas são: Modern, Classic, Ceremonial e Holy Armor.
Marcadores:
Marvel comics,
Quarteto Fantástico,
Vingadores
Wolverine
Wolverine (palavra em inglês para "carcaju", um tipo de mustelídeo das florestas do Canadá), é um personagem fictício, um herói de histórias em quadrinhos publicados pela Marvel Comics. A primeira aparição do personagem foi na revista de HQ Incredible Hulk #180 (outubro de 1974) e foi criado pelo escritor Len Wein e pelo diretor de arte John Romita, que desenvolveu o personagem, e foi primeiramente desenhado para publicação por Herb Trimpe.[1]
Biografia
No século XVIII, James "Logan" Howlett era um garoto fraco e doente, filho do rico latifundiário John Howlett e sua esposa Elizabeth, a qual havia enlouquecido desde a morte de seu filho mais velho. Seus únicos amigos eram a bela criada irlandesa Rose e o jovem conhecido como "Cão", filho do caseiro Thomas Logan. Até que Thomas foi despedido pelos comportamentos cada vez mais inaceitáveis de seu filho. Revoltados, pai e filho voltaram até a mansão dos Howllets e mataram John Howlett. Presenciando a cena, James manifestou sua mutação instintivamente, liberando suas garras, matando Thomas Logan e rasgando o rosto de seu filho, em um ataque de fúria.[2]
Assustado com as suas garras, o garoto é expulso de casa por sua mãe, que o considerou um monstro. Elizabeth então chora a morte de Thomas e se mata logo em seguida. James e Rose vão até o território de Yukon, onde ele consegue trabalho como minerador. Lá adotou o nome Logan. Passou anos lá, onde se embruteceu. Era um trabalhador tão dedicado e eficiente que logo passou a ser comparado com um carcajú (wolverine, em inglês). Algumas vezes, desaparecia por dias e ia viver com os lobos. Até que um dia Cão o encontra e o enfrenta. Durante a luta, Logan acidentalmente crava as garras em Rose, matando a garota, por quem tinha um forte desejo reprimido. Desiludido, Logan abandona sua vida e passa a viver como um animal nas florestas geladas do Canadá.
Em 1915, na Bélgica, enfrenta e derrota Lazaer (Anagrama de Azrael, o anjo da morte). A partir disso, toda vez que Logan sofre um ferimento fatal, sua alma se dirige até Lazaer e o enfrenta. O resultado da batalha define se ele continua vivo ou não.
Quando esteve no exército canadense, Silas Burr (futuramente conhecido como Cyber) era o inescrupuloso comandante de Logan. Suas sádicas torturas psicológicas chegaram ao ponto de assassinar sua namorada Janet e arrancar um olho de Logan. Este enloqueceu e largou o exército, correndo para a Floresta. Victor Creed (o Dentes de Sabre) o caçou e o trouxe de volta. Burr e Creed faziam isso cumprindo ordens superiores. O objetivo era estraçalhar ainda mais a alma sofrida de Logan com o objetivo de tornar Logan menos humano e mais animal. Com este tratamento e os sequentes assassinatos de suas namoradas eles queriam estimular o seu insinto assassino e sua fúria animal.
Em 1936 Wolverine trabalhou junto com Mística e Sina contra os Nazistas.
Logan conheceu Itsu, uma bela aldeã. O relacionamento entre os dois foi intenso e ela engravidou do mutante. Um dia, depois de falhar em seu teste de honra, Logan volta para casa e descobre Itsu morta com um tiro no coração e dois na barriga. O responsável pela atrocidade foi o supervilão Romulus – que, sem Logan saber, extraiu o bebê do corpo de Itsu e o criou para se tornar um assassino impiedoso, Daken.
Em algum momento da segunda Guerra Mundial, Logan esteve envolvido em um campo de detenção japonês onde matou todos que participaram das experiencias que lá faziam, das cobaias até os cientistas. Tudo para que não vazassem informações do experimento secreto. Wolverine se sente culpado por ter sido forçado a fazer isso.
Em uma missão para alguma organização não revelada, foi convocado para aprender com Taras Romanov tudo que ele tinha a ensinar sobre espionagem e depois matá-lo quando não tivesse mais utilidade. Paralelamente, ensinou Natasha Romanoff (a futura Viúva Negra) a lutar quando ainda era uma criança, sendo um pai para ela.
Conhece Madripoor, uma área de Cingapura dividida entre cidade baixa e cidade alta. Lá conheceu Seraph, e se apaixonou. Logan cometeu vários atos criminosos e assassinatos em Cingapura a pedido dela e, em momento algum, questionou seus pedidos. Lá conhece o Capitão América e juntos salvam a jovem Natasha Romanoff do Tentáculo, que pretendia torná-la sua assassina. Capitão América o convida para trabalhar em equipe, mas o arrogante Wolverine diz que não precisava de um parceiro.
Silas Burr foi o comandante de Wolverine também na segunda Guerra Mundial. Ao saber que o avião do Capitão América caiu na operação garoto Azul, Burr o manda até lá. Quem o transporta até lá é Nick Fury, e juntos ajudam a tripulação do avião com o ataque alemão. Wolverine relembra do convite que Steve Rogers (Capitão América) fez a ele, mas o Capitão já tinha preenchido a vaga, com Bucky Barnes.
Seraph, seguindo ordens da Hidra, manda Logan assassinar o Capitão América. Inicialmente, ele estava preparado para cumprir a missão, mas começa a ficar dividido por ver que não é a coisa certa a fazer. No entanto, sabendo que Seraph seria morta por não cumprir seu papel, Logan acaba entregando o Capitão para o Barão Zemo. Ao descobrir a traição de Logan, o Capitão o enfrenta e lhe dá uma grande lição, surrando Logan.
Retornou ao Canadá, onde morou em uma cabana com a bela índia Raposa Prateada. Logan acredita que, no dia de seu aniversário, ela foi assassinada por Dentes de Sabre (se foi ou não ainda não está muito claro), assim como Seraph, que também morrera pelas mão do mesmo homicida. Com a morte de Seraph, foram-se também todos os seus segredos.
Arma X
Durante a 2ª guerra Mundial, trabalhou em parceria com Maverick e Dentes-de-Sabre na Equipe X, equipe especial da Otan. Onde enfrentou a arma-soviética Omega Vermelho.
Logo após concluir com louvor uma de suas missões, a Otan tentou matá-lo envenenando com carbonádio, seguido de fuzilamento. Estes fuzilamentos eram procedimento padrão dos Experimentos X (ou projeto Arma X) em Logan onde em seguida distorciam sua memória. O projeto consistia em transformar mutantes em armas de guerra. Para que as cobaias não lembrassem do passado e da experiência, recriavam-o através de implantes de memória, onde o Professor (Não o Xavier, um homem responsável pelos Experimentos X) costumava aparecer sobre a alcunha de André. Professor contratou Hines e Cornelius para serem seus braços direitos na experiência que pôs o adamantium em Logan.
Porém algo saiu de seu controle durante o experimento com a Arma X (nome dado a Logan por eles), que escapou e, com as garras embainhadas comecou a atacar a todos. A obstinação do Professor fez seguir em frente o que quase custou sua vida, porém perdeu apenas uma mão. Wolverine foge do laboratório sem memória chacinando todos da segurança que via pela frente.
Departamento H e Tropa Alfa
Conseguindo escapar do Programa, Logan viveu como um animal durante muito tempo nas florestas canadenses, sem memória e agindo apenas por instinto. Até que o casal Heather e James McDonald Hudson o encontrou enquanto esquiavam pelas redondezas. Logan que estava descontrolado avançou nos dois e Heather para defender o marido atirou nele. James foi procurar ajuda enquanto Heather ficou cuidando dele e fazendo se comportar como um humano novamente na cabana onde estavam. Wolverine, sem nenhuma memória do que tinha acontecido em sua vida inteira se assusta quando, acidentalmente desembainha suas garras.
James (futuramente conhecido como o herói Guardião ou Víndix) já sabia da presença de Logan e tinha tramado tudo sem o conhecimento de Heather. James o convidou para fazer parte do Departamento H e para ser o líder da Tropa Alfa, o super-grupo de heróis canadenses.
Em uma das missões do departamento H o baixinho Wolverine foi mandado pelo Major Chasen para enfrentar o Hulk e, ainda encarou Wendigo.
X-Men
Wolverine abandona o departamento H e a equipe canadense Tropa Alfa antes mesmo da primeira missão do grupo ao ser convocado por Xavier para ingressar na segunda formação dos X-men, onde sua primeira missão era resgatar a equipe original da ilha mutante Krakoa.
Assim que entrou, se sentiu atraído pela jóvem Jean Grey, que saiu da equipe em seguida.
Quando os X-Men estavam no Japão, Logan conheceu Mariko Yashida e viviam mantendo uma relação à distancia com eventuais encontros.
Seu primeiro grande destaque na equipe foi quando os X-Men foram seqüestrados pelo Clube do Inferno. Wolverine foi o primeiro a conseguir libertar-se, ataca e mutila alguns dos capangas do clube e consegue libertar a equipe. Depois um outro grande feito, foi quando foi infectado por um ovo da ninhada e, graças ao seu fator de cura, foi a primeira pessoa a conseguir sobreviver ao alienígena parasita.
O pai de Mariko, Lorde Shingen foi contra o casamento entre ela e Logan, ele acreditava que o canadense não era honrado para casar com sua filha pois é um homem que age como animal. Em uma batalha com Lorde Shingen, Wolverine o mata em batalha. Mariko então se torna a chefe do clã Yashida, porém isso desagrada o seu primo Samurai de Prata que, junto com a Víbora, tentam roubar seu posto de chefe do clã. A ex-vilã e novata nos X-men Vampira salva a vida de Mariko, conquistando a confiança de Logan. Mariko estava para se casar com Logan, até ser manipulada por Mestre Mental que a fez terminar com Wolverine no altar. De acordo com as tradições, Wolverine recebe a espada Yashida mas perde Mariko, que se afasta para restaurar a honra do clã pois com a morte de Shingen, o Clã Yashida se tornou parte do submundo japonês.
Wolverine salva Amiko quando ainda era um bebê dos escombros de um prédio. Wolverine entrega Amiko para Mariko Yashida cuidar.
Ogun (que talvez tenha sido o seu sensei) sequestrou Kitty Pryde e alterou sua personalidade transformando numa grande ninja contra Wolverine, ele consegue recuperar a consciencia dela e mata Ogun.
Os X-Men são dados como mortos e eles aproveitaram para se manterem no anonimato. A equipe se abriga na base dos Carniceiros na Australia expulsaldo-os de lá.
Neste mesmo período, depois de tantos anos, retorna a Madripoor, a cidade pobre de Cingapura para impedir que a Víbora, também conhecida como Madame Hidra, assumisse o comando do submundo local. Com o apelido Caolho, tentava manter-se no anonimato simplesmente com um tapa-olho.
Nessa época, uma das aliadas recorrentes de Logan era Jéssica Drew, a Mulher-Aranha e agia como detetive particular junto com Lindsay McCabe, outra aliada era a mutante Karma. E quem o trasportava sempre da Austrália para Madripoor era o mutante Teleporter.
Quando os Carniceiros recuperam a sua base australiana eles capturam e crucificaram Wolverine que escapa com vida graças a ajuda de uma menina que estava escondida na base australiana e presenciou toda a tortura.
O nome dela é Jubileu e juntos conseguem escapar, mas seu fator de cura foi forçado ao extremo, o que faz com que tome a decisão de retornar a Madripoor para se recuperar. Ao lado ainda de Jubileu, vai a Hong-kong e descobre que Psylocke também está lá, trabalhando como assassina para o Mandarim. Logo ela readquire suas lembranças e volta ao normal. Jubileu passa a acompanhar Wolverine em suas aventuras e assim começou a parceria que se seguiria por um bom tempo, com Logan se tornando quase um pai para a menina, sendo seu protetor e treinador, assim como foi com Kitty.
Raposa Prateada agora é uma fria agente da Hidra e aliada a Matsuo e o Tentáculo fazem Wolverine arruinar a promessa de se manter distante de Mariko justo quando estava muito próximo de recuperar a dignidade do clã Yashida. Matsuo propõem limpar Mariko da culpa em troca de que ela arranque um de seus dedos, Mariko aceita mas a lâmina estava envenenada com toxina letal de baiacu, seu corpo queima por dentro. Quando Wolverine a encontra agonizando, ela pede para encurtar sua dor. Wolverine, em lágrimas, atende o pedido e cravas suas garras nela. Matando a mulher que ama.
Todos os anos, Na data da morte de Mariko, Wolverine visita Matsuo e o mutila arrancando parte de seu corpo.
Ao enfrentar a antiga arma-viva soviética Omega Vermelho, logan passou a questionar mais sobre o seu passsado turvo. Logan descobre sobre os implantes de memória aplicados nele e em toda a Equipe X décadas atrás antes de se envolver com os X-Men, todas as suas lembranças do passado foram apagadas e manipuladas. Sem ter mais certeza de nada sobre o seu passado, recorre a Xavier para investigar a sua mente e descobrir a verdade sobre o seu passado mas Xavier pouco conseguiu ajuda-lo pelas fortes barreiras psíquicas que Logan possui nas regiões obscuras de sua mente.
Sem adamantium
Durante um batalha com Magneto em sua estação espacial, Avalon; Wolverine tentou atacar Magneto usando suas garras presumivelmente dadas a ele pelo projeto da arma X. Magneto revidou brutalmente, causando graves ferimentos ao arrancar o adamantium dos ossos de Wolverine.
Os ferimentos foram tão extensos que seu fator de cura se sobrecarregou ao cicatrizar todo o corpo, e ficou um bom tempo sem sua cura. Logan, mesmo bem fraco, tenta treinar na sala de perigo quando garras de osso saem de sua mão. Ele descobre que suas garras eram de fato uma mutação natural. Suas garras sempre pertenceram a sua estrutura óssea.
Wolverine enfrenta Dentes-de-Sabre e desta vez ele enfia suas garras no crânio de Creed perfurando seu cérebro. O fator de cura impressionante de Creed fez com que ele não morresse, ele passou a ficar internado nos domínios da mansão X.
Wolverine Bestial
O vilão Gênesis o captura e queria que ele trabalhasse para ele. Genesis manda matar Cyber e usar o adamantium dele para reimplantar em Wolverine, mas a experiência não dá certo, seu corpo rejeita o adamantium e, como efeito colateral, o deforma e deixa-o ainda mais animalesco.
A luta entre o homem e o animal interior pendeu para o animal, perdendo toda sua sanidade. Mas foi trazido de volta a sanidade com a ajuda de sua amiga Elektra e o sensei Stick. Passou a andar com um indutor de imagens, de forma a disfarçar sua aparência.
Para cumprir uma antiga promessa, Logan casa com a vilã Víbora. O que chocou muitos de seus aliados e companheiros nos X-Men. Esta união, entretanto, permitiu que a Víbora tomasse o controle de Madripoor. Após uma batalha onde Wolverine derrota o espírito de Ogun, ele terminou sua união à Víbora.
Adamantium recuperado
Wolverine tinha sido aparentemente morto por um novo cavaleiro Morte do Apocalipse. Mas depois se descobre que esse Wolverine era um Skrull infiltrado e que o cavaleiro Morte era o próprio Wolverine com os seu adamantium de volta após derrotar o Dentes de Sabre num duelo para definir quem serviria Apocalipse como cavaleiro. Quando seu adamantium foi recuperado, também deixou de ter sua forma bestial, abandonando o indutor de imagens.
Em um confronto com os X-Men – e com a ajuda primordial de Jean Grey – Logan superou seu condicionamento e voltou aos X-Men
Não tardou para que ele, novamente, fosse controlado por outras forças. Logan foi chamado ao Japão para resolver o seqüestro de uma criança. E se vê envolvido em uma conspiração que une as organizações Tentáculo e Hidra para derrubar grandes heróis e o mundo. O plano, criado pelo vilão Górgon, começa com Wolverine sendo controlado mentalmente para matar e destruir. A partir daí, Elektra, Nick Fury, Quarteto Fantástico, Demolidor, Vingadores e, é claro, os X-Men lutam para deter Wolverine. Logan empala Estrela Polar com suas garras. Até que a S.H.I.E.L.D. consegue livrar Logan do controle da Hidra, enfrenta novamente Górgon e o mata.
Memória recuperada
Wolverine recupera a memória de seu passado como um dos efeitos colaterais do Dia M. Porém isto traz mais perguntas que respostas, começa então uma busca de novas respostas sobre seu passado.
Mesmo com tanto caos causado por Wolverine quando dominado pela hydra, foi admitido pelos Vingadores depois que a equipe foi desmantelada por Feiticeira Escarlate, pois Capitão América viu-se forçado a reformular a equipe admitindo, além de Logan, outros integrantes inusitados como Homem-Aranha, a Mulher-Aranha e Luke Cage.
Logan vai atrás de Nitro, o responsável por matar mais 600 pessoas ao usar seu poder explosivo em Connecticut. Mas Nitro utiliza seus poderes em Logan que explode até sobrar o esqueleto de adamantium, surpreendentemente ele se regenera quase que instantaneamente todos os órgãos vitais, músculos e pele em questão de segundos por causa da imortalidade dada por Lazaer combinada com um fator de cura muito mais poderoso que antes. Recuperado, Logan dá uma lição em Nitro.
Emma revela a Logan que ele tem um filho, Wolverine vai atrás de provas e, temendo confrontá-lo, entrega a espada Muramasa a Scott Summers, Logan diz que Scott é a pessoa adequada para usar a espada caso um dia precisem detê-lo. Confronta com o Ômega Vermelho em uma sala onde ex-mutantes ficam abrigados (incluindo Maverick e Jubileu) durante a briga Jubileu é gravemente ferida. Para salvar a vida de Jubileu, Wolverine se entrega a Shield. Seu filho Daken estava infiltrado na Shield e o fere gravemente.
Wolverine se abate quando Kitty Pryde se perde no espaço em uma bala gigante vagando pelo universo. E Armadura o provoca para que ele a ataque e saia do desanimo que estava sentido.
Numa nova batalha contra Lazaer, Wolverine perde boa parte da potência recente de seu fator de cura além de sua imortalidade.
Após nascer a primeira mutante após o dia M, Ciclope organiza uma nova X-Force, dessa vez, uma equipe liderada por Wolverine para caçar Cable e resgatar a bebê que estava em sua posse. Porém a missão acabou resultando na morte de Caliban. Ciclope delega secretamente novas missões para a equipe, missões de extermínio o que desagrada Logan, pois não deseja que sua equipe siga a mesma trilha de sangue que seguiu.
Depois que Mística traiu novamente os X-Men, Wolverine foi atrás dela para um definitivo acerto de contas.
X-force
Após nascer a primeira mutante após o Dia M, Ciclope organiza a X-force,um grupo liderado por Wolverine cuja formatação foi: Wolverine, X23, Apache, Lupina, Caliban e Hepzibah.Caliban morre e Hepzibah fica ferida naquela missão e é absolvida da X-force. Este grupo seviu de Purificadores de vilões, o que deixou Wolverine e X23 livres para expressar o seu lado animal, matando todos os bandidos que encontram pela frente.
A primeira missão da X-force foi salvar Lupina dos Purificadores de Matthew Risman, que criaram um coro de Arcanjos com asas. Quando a menina volta para casa, ela arranca as assa do Anjo, o transformando em arcanjo de novo. Então, a X-force voltou a atacar os purificadores, desta vez atrás do anjo e de lupina.
No final, Anjo consegue controlar a forma entre Anjo e Arcanjo, se tornando membro da X-force, Lupina mata o seu pai, ainda dominada pelo desejo de matar o anjo,já que seu pai era um dos Arcanjos do coro e Elixir vai até o Ninho do Anjo (sede da X-force) para curar a lupina e o Anjo do seu trauma da primeira missão da equipe, tornando - se o membro mais novo do Grupo. já na segunda e terceira missão a X-force tirou de letra a nota A. Tendo agora em seu grupo Doominó, Vanisher, Elixir, Deadpoool e Cable, Wolverine têm de assumir missões bem maiores e que podem sustentar o seu apetite por lutas e violências.
Guerra Messiânica
Mais tarde a X-force vai ao Futuro para receber Hope summers, mas Cable não quer devolver a menina pois se apegou nela, e o pior, Deadpool e Dominó concordam com a atitude de Nathan,mas no meio desta discussão, inimigos como Conflito e Apocalipse ressussitam e atacam Cable e a X-force.
Vingadores
Wolverine foi um dos convocados para entrar na nova formação de Vingadores. O Homem de Ferro teve de convecer o Capitão América para que Logan fosse aceito na equipe, com o argumento de que ele seria o elemento a mais na equipe, aquele que chegaria onde nenhum deles conseguiria, no caso de ações mais bruscas ou violentas, devido ao seu sangue frio e histórico marcado por assassinatos e outros. Quando viu a Tropa Alfa sendo completamente aniquilada pelo Coletivo, Wolverine se enfureceu e tentou, como pode, enfrentar o monstro.
Dinastia M e dizimação
James Howlett é um mutante que esta vivo por um século. Sobre os anos, a mente de James submeteu-se a traumas numerosos, lavagens cerebrais pelas organizações clandestinas, que fizeram o impossível para que ele recorde de seu passado verdadeiro. O que é deixado com ele é bocados de partes da memória e ele nunca sabe o que aconteceu com ele realmente.
Antes da guerra Mutante-Humana, James, codinome Wolverine, era um operativo chave na organização S.H.I.E.L.D.. Treinado por alguns dos melhores homens militares no planeta, incluindo Nick Fury e Frank Castle, Wolverine foi usado somente nas operações mais secretas. Quando seus superiores souberam de sua natureza do mutante, foi mantido ausente da guerra Mutante-Humana. Foi somente quando toda a guerra iria acabar, Wolverine pensou em realizar uma tentativa do assassinato ao líder mutante, Magneto. A missão nunca ocorreu. Com os mutantes vitoriosos, a S.H.I.E.L.D. foi fechada temporariamente para baixo. James foi liberado de seu quarto solitário e descobriu um mundo novo, bravo do mutante.
Enquanto a S.H.I.E.L.D. retrocedia por seu diretor novo, Sebastian Shaw, Wolverine foi colocado na carga de um esquadrão especial dos mutantes conhecidos como o Esquadrão Vermelho. Ali ele encontrou-se com sua amante atual, Mística. O Esquadrão Vermelho foi usado quase exclusivamente para botar abaixo terroristas humanos e ameaças super-humanas. Foi mais do que até a tarefa com uma taxa de um sucesso de 100%. Com a família e os amigos, e um lugar novo no mundo, James era finalmente satisfeito.
Infelizmente, as coisas mudaram. James começou a ter sonhos e fazer com que questione sua própria vida e o seu próprio mundo. Tentou afogar estes medos com o álcool e as drogas mas este provou ser um ato mal sucedido. Embora odiar a idéia de qualquer um que vasculhe a sua cabeça, recorreu aos telepatas da S.H.I.E.L.D. para a ajuda, mas falharam.
Estas imagens tornaram-se mais viscerais e conduziram-se a Wolverine para fazer algumas decisões questionáveis no campo. Aquelas decisões conduziram a Sebastian Shaw e sua equipe, incluindo Mística, para questionar o sanidade de Wolverine e o seu papel no futuro da S.H.I.E.L.D..
Na última parte da saga Dinastia M (publicada no Brasil pela Panini Group), Wolverine recupera suas memórias, se lembrando de tudo. Esse foi o fio da meada para fazer Wolverine entrar numa caçada de vida ou morte. A noticia da volta de sua melhora impulsionou a queima de arquivos e outros até se mataram. No arco de histórias Origens e Destinos, o primeiro desde Dinastia M, publicado em sua revista mensal do número 25 ao 29, Logan enfrenta o Samurai de Prata e Bucky Jones em busca de respostas. Descobre que o Soldado Invernal matou sua esposa grávida quando estava sendo controlado pelo Arma X. Wolverine reconhece que Bucky não teve culpa e agora vai atrás dos verdadeiros culpados por tudo. Começa sua fase Pós-Dia M.
Guerra Civil
Durante a mega - saga Guerra Civil, Wolverine foi atrás do responsável pela morte das pessoas em Stamford (sem o consentimento dos X-Men e nem dos Vingadores): Nitro. Na sua busca, Wolverine foi totalmente incinerado até os ossos por Nitro, mas, para surpresa de todos, ele retornou e pegou o vilão. Descobriu então que aquele não era o potencial de Nitro e que alguém estava ajudando ele a ganhar mais poder de fogo. Outro que também queria a cabeça de Nitro era o Príncipe Sub-marino. Este disse a Logan que Nitro era dele por ter matado Namorita. Wolverine, com a roupa de Homem de Ferro, conseguiu pegar Nitro e descobriu quem o havia ajudado. Ele então foi prestar contas com a seguradora que ganhou dinheiro com a explosão.
Logo após, Wolverine entrou para os Vingadores Secretos do Capitão.
Caracteristicas
Wolverine é famoso pela baixa estatura, recebendo por muitas vezes a alcunha de "baixinho". O adamantium em seus ossos o deixa bastante pesado, isso faz com que seus músculos sejam mais desenvolvidos e seus golpes mais impactantes, pois em teoria seus oponentes recebem golpes de um punho com ossos de metal indestrutíveis. É mestre em várias modalidades de combate desarmado e armado (armas brancas e de fogo), já tendo treinado com grandes mestres orientais e tendo sido agente secreto de elite das maiores instituições de espionagem do mundo. É poliglota, sendo fluente em japonês e espanhol.
A principal característica de Wolverine é sua selvageria animal, que aliada a uma inabalável força de vontade, faz com que ele seja temido e respeitado pela maioria dos personagens da Marvel, apesar de não possuir poderes cósmicos.
Poderes e habilidades
Regeneração
Seu principal poder mutante é o chamado Regeneração Celular, dom que lhe permite curar-se de qualquer ferimento ou envenenamento rapidamente, por mais mortal que este seja, além de não ficar doente e poder recuperar órgãos inteiros, através de uma imensa capacidade de regeneração celular. Wolverine já teve o próprio cérebro destruído por suas garras quando teve o corpo invadido por um vírus tecnorgânico e se recuperou em instantes. Provavelmente é esse poder que diminui assustadoramente seu envelhecimento. Em uma missão dos Novos Vingadores wolverine(e homem-aranha)enfrenta e derrota lazzaer ganhando um fator de cura potencialmente ilimitado.
Sentidos aguçados e garras retráteis
Além do fator de cura, Wolverine possui sentidos super aguçados, podendo rastrear o alvo pelo cheiro (como um lobo), tendo também audição e visão superiores a de um humano normal. Possui também 6 garras retráteis de 30 cm (3 em cada braço) que saem de seus antebraços por meio de contração muscular, como qualquer outro movimento. Essas garras, bem como seu esqueleto, foram recobertas artificialmente com o metal Adamantium, deixando seus ossos e garras indestrutíveis e transformando Wolverine em uma perfeita máquina de combate. Wolverine ganha um novo adamantium dado por apocalipse sendo á prova de magnetismo e é mais resistente.
Clarisciência
Em Wolverine and the X-Men, Wolverine desenvolve outro poder dessa vez Psiquico, chamado Clarisciência, que o permite ver o passado de pessoas, objetos e lugares. A primeira vez que ele utilizou esse poder foi quando ele chegou a mansão X, que estava completamente vazia. Ao toca nos objetos da casa ele começa a ter visões na forma astral que o faz ver o que tinha acontecido la e vê claramente seus amigos sendo derrotados, ele tambem utiliza esse poder no penultimo capitulo de Wolverine and the X-Men, para localiza Emma Frost e Ciclope, ao passar por uma avenida ele tem uma visão de que Emma Frost e Ciclope tinham passado por lá de carro. Ele também utiliza esse poder quando Jean Grey é sequestrada e vê claramente as gêmeas telepatas carregarem Jean Grey inconsciente para um helicóptero e descobre que Emma Frost é a traidora.
Inimigos
O que se destaca na vida de Wolverine é a longa e quase interminável lista de inimigos que possui. Alguns são muito perigosos e para a sua ferocidade combativa, como Dentes-de-Sabre e Ômega Vermelho. Outros, utilizam-se de astúcia e covardia, como Tsurubaya Matsuo, o integrante do Tentáculo, mandante do assassinato de Mariko Yashida (efetuado pela assassina cega Reiko, através de toxina de baiacu).
Outro grande inimigo do Wolverine é Lady Letal. Ela odeia Logan, pois acha que ele matou o seu pai e roubou a fórmula de manipulação do Adamantium. Os dois já se enfrentaram diversas vezes, ocorrendo geralmente batalhas equilibradas.
Dentes-de-Sabre
O arqui-inimigo de Wolverine é Victor Creed (no filme X-Men Origins: Wolverine, aparece como sendo o seu irmão mais velho), mais conhecido como Dentes-de-Sabre. Adversários de longa data, possuem poderes quase equivalentes (o poder de cura de Creed é mais fraco), o que, apesar do ódio declarado entre eles, gerou um certo respeito mútuo. Em combate, Creed é quase tão perigoso quanto Wolverine e é um dos raros oponentes que lhe são páreo. Um implante de memória fez Logan acreditar que Creed era seu pai e havia matado sua esposa Raposa Prateada, o que depois foi desmentido.
Dentes-de-Sabre era originalmente arqui-inimigo dos heróis Luke Cage e Punho de Ferro, sendo depois transferido por pouco tempo para as aventuras do Homem-Aranha até que finalmente foi aproveitado como arqui-inimigo de Wolverine, por possuir características semelhantes a ele.
Aliados
Pelos longos anos de sua convivência com os X-Men, Wolverine formou amizades ricas e profundas, tornando-se mais sociável e menos radical em suas atitudes, apesar de ainda ser muito agressivo. Entre suas maiores amizades femininas estão Ororo (Tempestade), Jubileu, com as quais exerce uma suave relação paterna e Kitty Pride. Entre as masculinas se destacam Noturno, a quem chama de elfo, e Colossus, com o qual tem uma amizade forte. Fora dos X-Men possui também várias grandes amizades, como Yukio, o casal Heather e James McDonald Hudson (o Víndix), além do capitão américa (X-Men Evolution). (No desenho dos anos 90,Morfo é um dos melhores amigos de Wolverine, pois este sempre arfirma que Morfo foi o único que já o fez rir. Quando Morfo e Fera foram atacados pelos Sentinelas, Wolverine estava mais intensionado a salvar Morfo do que Fera. Quando Morfo fugiu da ilha do Senhor Sinistro com o X-Jato, Wolverine foi atrás dele para salvá-lo do vírus inplantado em sua mente. Chegando no bar onde Morfo estava, Wolverine tentou o convencer de voltar para os X-Men com o argumento "O Professor Xavier me salvou, e eu vou te salvar").
Jubileu
A relação dos dois foi tão elevada, que eles até hoje são comparados como a Dupla Dinâmica da Marvel. Isso resultou na escolha da Jubileu para lutar com Robin na batalha histórica DC vs Marvel, onde se confrontaram os principais personagens de cada editora em sua categoria. Depois que uniram os dois 'Universos' Jubileu se fundiu com Robin e Wolverine com o Batman, formando a união das principais duplas das respectivas editoras.
Outras mídias
Televisão
Wolverine aparece com outros X-Men no episódio "A Firestar Is Born" na série Spider-Man and His Amazing Friends, o personagem foi dublado por Neil Ross.
Em 1989, Wolverine apareceu em um piloto para uma séria animada dos X-Men entitulado Pryde of the X-Men, mas o projeto não foi pra frente. Novamente foi dublado por Neil Ross.
Cathal J. Dodd (Isaac Bardavid no Brasil) dublou o personagem em X-Men: Animated Series e Homem-Aranha: a série animada.
Entre os anos de 2000 e 2003 em X-Men: Evolution, Wolverine é um professor do Instituto Xavier de passado misterioso, dessa vez a voz do personagem foi feita por Scott McNeil.
Cinema
Cena do filme X-Men Origens: Wolverine, com o ator Hugh Jackman no papel de Wolverine.Nos cinemas o personagem foi interpretado pelo ator australiano Hugh Jackman em uma série de três filmes: X-Men, X-Men II e X-Men: O Confronto Final.
O sucesso do personagem foi tanto que superou sua franquia de origem, ganhando direito a um filme solo em 2009, X-Men Orígens: Wolverine, contando novamente com Hugh Jackman no papel do mutante canadense. O filme revela o passado violento do personagem, explicando a sua complicada inimizade com o mutante Dentes-de-Sabre, sua experiência no projeto Arma X e vários primeiros encontros com famosos mutantes do mundo Marvel. O filme é dirigido por Gavin Hood e escrito por David Benioff.
Videogames
Em Marvel: Ultimate Alliance, o Wolverine é jogável em todas as plataformas, sendo seu ataque extremo o Feral Rage e tendo as seguintes roupas: Modern, Classic, Astonishing e Ultimate.
Wolverine participa de todos os 4 jogos desta série crossover Marvel vs. Capcom. E em Marvel vs. Capcom 2 possui uma versão alternativa em que suas garras são feitas de seus ossos.
Marvel Super Heroes: War of Gems
Ver artigo principal: Marvel Super Heroes: War of the Gems
Jogo feito para Super Nintendo, em que além do Wolverine participam também Iron Man, Hulk, Homem-Aranha e o Capitão América. Em que os heróis do grupo Avengers, estão tentando capturar as gemas.
X-Men - Origins: Wolverine (filme)
Jogo de ação com o mesmo nome do filme . O jogo é distribuído pela Activision e desenvolvido pela Raven Software. A dupla já tem alguma experiência com títulos ligados a editora Marvel, entre eles X-Men Legends 1 e 2 e Marvel: Ultimate Alliance.
X-Men: Next Dimension
Jogo de luta em 2-D, com maior parte dos personagens de X-Men, a historia do jogo não se concêntra no Wolverine mas ele aparece como personagem jogável. O jogo passa-se quando Bastion e os seus robots assistentes, os Sentinels, invadem a Terra para aniquilar os mutantes.
Curiosidades
Seções de curiosidades são desencorajadas sob as políticas da Wikipédia.
Este artigo pode ser melhorado integrando ao texto itens relevantes e removendo os inapropriados.
Quando fez sua primeira aparição, na revista The Incredible Hulk #180, de 1974, Wolverine não passava de um mero coadjuvante, tendo sido criado por Len Wein para incrementar a batalha entre o gigante verde e o monstruoso Wendigo. Completamente misterioso, a única coisa que se sabia dele (além da fúria animalesca e coragem descomunal que o levaram a entrar em uma luta contra nada menos que o Hulk e um monstro), é que era um agente secreto do governo canadense.
Ele seria um personagem esquecido se Len Wein e o desenhista Dave Cockrum não decidissem por integrá-lo aos seus Novos X-Men. Assim, o mutante canadense juntou-se ao grupo de novatos convocado às pressas para resgatar os pupilos originais do Professor Xavier, capturados por Krakoa, a Ilha Viva.[3] A partir daí o nome Wolverine passou a estar definitivamente ligado à equipe.
Inicialmente apenas mais um no grupo, Wolverine começou a ganhar força com a saída do desenhista Dave Cockrum – cujo X-Men favorito era o alemão Noturno – e a entrada de John Byrne nos desenhos. O jeito despojado, a atitude confiante, e, por vezes, arrogante, a coragem e a fúria assassina do baixinho mais invocado dos quadrinhos cativou os leitores, elevando-o ao patamar de celebridade.
Juntamente com o Lanterna Verde, Superman, Batman,Homem-Aranha, Homem de Ferro e o Wolverine está entre os personagens de histórias em quadrinhos mais famosos e populares da atualidade.
Sua juventude, um dos grandes mistérios do Universo Marvel, só foi revelado na mini-série publicada no Brasil com o título de Origem (Originalmente em inglês). Essa história enfim lançou luzes sobre o passado de Logan, já que Barry Windsor-Smith, artista que recebeu primeiramente essa incumbência, se concentrou em mostrar a experiência no qual Logan foi cobaia do Programa Arma X, quando teve implantado o metal Adamantium em seus ossos. Apesar do belíssimo trabalho, Barry também acabou atrasando os prazos, obrigando o autor regular dos X-Men na época (Chris Claremont) a não poder tentar esclarecer a curiosidade dos fãs.
O nome Wolverine foi retirado de uma animal natural do Canadá, trata-se de uma pequeno mamifero também conhecido como carcaju, possui cerca de 40 cm e que possui fortes garras que ficam escondidas. Quando acuado o carcaju ou wolverine exibe as garras e ataca até animais muito maiores e mais fortes que ele. Conta uma lenda indigena canadense que o carcaju é imortal.
Viúva Negra
Viúva Negra (em inglês Black Widow) é uma personagem da Marvel Comics e integra a equipe dos Vingadores. Na versão original era uma super-espiã soviética inimiga do Homem de Ferro e teve um romance com o Gavião Arqueiro. Depois se envolveu com o Demolidor por um longo período. Seu nome verdadeiro é Natalia Romanova, também chamada de Natasha Romanoff. Foi criada pelos escritores Stan Lee e Don Rico e pelo desenhista Don Heck. Sua primeira aventura foi na revista Tales of Suspense #52 (Abril de 1964). Como vilã, a Viúva usava um uniforme diferente. Em 1970, numa história em que enfrenta o Homem-Aranha (The Amazing Spider-Man #86 de Julho de 1970), ela mudou para um colante com um cinto dourado. O novo visual fez sucesso de imediato e ela acabou voltando como namorada do Demolidor, se tornando uma personagem regular da revista do herói cego (Daredevil #81–124, Nov. 1971 – Agosto 1975). (O Homem-Aranha tinha se interessado por ela na história citada, mas já contava com muitas pretendentes na época). Depois de deixar o Demolidor, ela entrou para o grupo dos Campeões (formado por Hércules, Motoqueiro Fantasma, Homem de Gelo e Anjo, The Champions Outubro 1975 – Janeiro 1978) e depois se tornou agente da Shield até que resolveu aceitar entrar para os Vingadores, quando então acabou alterando novamente o seu uniforme.
Versão Ultimate
No gibi Marvel Millenium do Homem-Aranha, ela tinha ganhado um traje mecânico do Homem de Ferro no mesmo dia em que ele a pediu em casamento. Mas traiu a equipe de super-heróis quando atirou em Jarvis e quase matou o Homem de Ferro. Agora usa um traje de Homem de Ferro versão feminina da cor preta. Natasha perdeu o título de Viúva Negra para uma jovem espiã russa, Yelena Belova.
Poderes e habilidades
Poderes
Experiencias do governo russo retardaram o seu envelhecimento, aumentado o seu sistema imunológico e reforçaram sua resistência física.
Habilidades
Excelente lutadora, perita em artes marciais, especialista em armas de fogo, em táticas militares e espionagem.
Armas
A Viúva Negra habitualmente usa duas pulseiras equipadas para disparar o ferrão da "viúva", uma rajada de alta freqüência eletrostática de até 30 mil volts, capaz de desestabilizar um humano superpoderoso numa distância de até 20 pés (), dispara cartulhos de gás lacrimogenio e age como um transmissor de rádio. As várias funções da pulseira são ativados por sensores de galvânicos introduzido a musculatura do pulso da Viúva Negra. Às vezes ela carrega discos de plástico explosivo equivalente a 4 quilos de TNT em seu cinto e usa armas automáticas e/ou facas de combate, se necessário.
Cinema
No filme Iron Man 2, lançado em 2010, a personagem é interpretada pela atriz Scarlett Johansson.[1]
Azrael
Azrael (uma tradução do arábico Ezra'il or Ezra'eil عزرائیل) (Jean-Paul Valley) é um personagem de histórias em quadrinhos, pertencente ao universo da DC Comics. O nome "Azrael", é em homenagem ao anjo da morte árabe homônimo.
História
Jean Paul Valley foi treinado para se tornar Azrael, o executor de uma sociedade secreta chamada Ordem de São Dumas e que guarda uma certa semelhança com os Templários. Ele é um bebê de proveta, cujos genes foram combinados com os de animais para garantir melhores habilidades. Além disso sofreu um intenso processo de lavagem cerebral através de um processo ao qual a Ordem se refere como "O Sistema".
Ele só soube de seu passado e de seu destino através de seu pai, quando este estava prestes a morrer. O pai de Jean-Paul havia recebido o mesmo condicionamento e também tornara-se Azrael. Consciente da verdade, Jean-Paul lutou contra o condicionamento o máximo que pode, tentando levar uma vida normal.
A queda do Morcego
Jean-Paul assumiu o lugar de Bruce Wayne como Batman na saga A Queda do Morcego. Na primeira parte desse arco de histórias, Bruce teve a coluna fraturada pelo vilão Bane e perdeu o movimento das pernas. Para assumir seu lugar teve de escolher entre Dick Grayson (o Asa Noturna) e Jean Paul Valley. Acabou optando por Valley, mais frio e enérgico. Esse arco chama-se A Cruzada.
No decorrer dessa saga, Azrael foi se tornando cada vez mais agressivo à medida que sucumbia ao condicionamento psicológico do Sistema. No ápice de sua decadência deixou o vilão Matadouro (num ato de duvida entre se seguiria São Dumas ou seu pai que o continuaria a atormentar) morrer, deixando-o cair num recipiente de aço derretido de uma fundição antes que este pudesse ser interrogado sobre o paradeiro de seu primo, que acabou morto vítima de sua máquina de tortura, e quando Bruce se recuperou de seus ferimentos se negou a devolver-lhe a identidade de Batman.
"Azrael" e "Agente de Batman"
Azrael ganhou uma série mensal própria que o mostrava combatendo principalmente a Ordem de São Dumas. A partir da edição 47 a revista passa a se chamar "Azrael: Agent of the Bat", reaproximando o personagem ao universo de Batman.
Nas últimas edições de sua série de quadrinhos, Azrael enfrentou seres que supostamente eram alucinações causadas pelo Sistema. As alucinações representavam seu pai e São Dumas, o fundador da Ordem.
Azrael foi assassinado no último número de sua série (Azrael: Agent of the Bat #100), mas seu corpo nunca foi encontrado. A DC Comics informou seu estado atual como desconhecido.
Habilidades
Armadura especial blindada;
Exímio lutador;
Intelecto genial;
Perito em computação.
Gavião Guerreiro
Gavião Guerreiro (também conhecido como Warhawk) é um personagem fictício da DC Comics. Ele é o filho de John Stewart (Lanterna Verde) e Shayera Hol (Mulher-Gavião), membros fundadores da Liga da Justiça na versão animada da série. Apresentado como integrante da equipe em sua versão futura, sua primeira aparição foi no episódio em duas partes O Chamado da série Batman do Futuro. Atende pela identidade civil de Rex Stewart (nome dado em homenagem do Lanterna Verde a seu melhor amigo, Rex Mason). Tem a pele clara e olhos verdes.
História
Batman do Futuro
Gavião Guerreiro nutria certa antipatia e desconfiança em relação ao novo homem-morcego, postura que mudaria ao longo de sua convivência com o jovem guardião de Gotham City.
Liga da Justiça Sem Limites
Teve um encontro com seu pai no arco Era Uma Vez Pelo Tempo em Liga da Justiça Sem Limites.
Poderes
Possui capacidade de vôo semelhante à de sua mãe, de quem herdou suas asas orgânicas, embora se utilize também de um propulsor para voar. Quando necessário aciona uma couraça de metal Nth, a fim de protegê-lo em suas missões. Também usa armas revestidas com o referido metal. Em sua armadura ostenta o desenho de um falcão, em homenagem à mãe.
Caçador de Marte
Caçador de Marte ou Caçador Marciano (Martian Manhunter no original) é um super-herói fictício de histórias em quadrinhos, que foi criado pela DC Comics. Ele apareceu pela primeira vez na história "The Strange Experiment of Dr. Erdel" em Detective Comics #225 (Novembro de 1955), escrita por Jack Miller e ilustrada por Joe Certa. J'onn J'onzz é um nativo de Marte, também conhecido como Ma'aleca'andra em sua língua nativa. (Uma referência a "Malacandra," o nome usado pelos habitantes de Marte na novela de C. S. Lewis, Out of the Silent Planet). No Brasil, durante muitos anos o personagem foi chamado de Ajax, o marciano.
Origem Pré-Crise
A história de J'onn J'onzz no Pré-Crise é ligeiramente diferente. A começar, o Dr. Erdel, que teleportou o marciano a Terra, morreu de enfarte logo após a chegada do mesmo. J'onn também não era o último marciano de sua raça; Ademais, ele tinha uma rivalidade com General Blanx, um marciano que foi responsável pela destruição da atmosfera de Marte. Os marcianos conseguiram construir uma colonia chamada Novo Marte. Durante alguns anos, J'Onn esteve fora da Terra, nesta colonia. Ele só participou da Liga em seus primeiros anos, e juntou-se de novo, como líder, duma fraca encarnação do grupo, pouco antes de Crise.
Origem Pós-Crise
Ver artigo principal: Pré-Crise
Marte era um planeta habitado por seres cuja ciência era totalmente voltada para a vida. Os marcianos são uma raça que evoluíram a criaturas gloriosas. Enquanto isso, a Terra ainda estava na infância, e Marte já tinha uma sociedade muito aberta. Isto foi baseado na natureza muito física de Marte, cujo grande potencial físico que se rivalizava com os Kryptonianos e Daxamitas. Enfim, Marte tinha uma raça de artistas, filósofos, guerreiros. Eles viviam em paz e em harmonia.... até que surgiu a grande peste. J'onn J'onzz foi separado do restante de sua raça quando o cientista da Terra, Saul Erdel, criou uma maquina, que segundo ele poderia alcançar os confins do universo, a fim de verificar se existia vida inteligente. Mas ele raramente conseguia com que sua maquina funcionasse. Até que algum dia nos anos 50, seu invento funcionou. Para a sua surpresa, a maquina transportou um marciano macho com o corpo de uma pequena criança (marciana) nos braços. Ele era J'onn J'onzz, e se comunicou com Erdel telepaticamente. Após J'onzz recuperar a sua saúde, Erdel estava pronto para envia-lo d`volta para casa. Mas J'onn não quis. Ele estava arrasado com a praga que atacava Marte, dizimando seu povo, e com a morte de sua filha. Tudo o que J`onzz queria, era se preservar de mais sofrimento. Neste estado, Erdel aproveitou seu link telepático com Ajax para dar uma nova identidade para o alienígena. Em uma sugestão de Erdel, J'onn tentou esquecer as magoas de seu passado, e viver uma nova vida, entre os humanos. J'onn queria tornar a Terra a sua nova casa. Após ensinar para J'onn a sua língua, Erdel encenou a sua própria morte, para forçar à J'onzz ir viver a sua própria vida entre os humanos. J'onzz adotou a TV como uma grande fonte de informação. Após ver os inúmeros casos de polícia (pela TV), ele decidiu lutar pela justiça. Usando seus poderes telepáticos, Ajax criou uma nova vida com passado (na mente de outras pessoas).
Ele tinha até ido à escola e universidade. Ele agora era John Jones. Ele se tornou um detetive, na luta contra o crime, em Gotham City. Mas ele nunca pode esquecer o seu passado. Por quase uma década, ele viveu entre os humanos com este nome, e vida. Ele raramente usava sua verdadeira forma. Só quando tinha que enfrentar oponentes mais poderes. Em 1968, como J'onn, ele simulou a própria morte, a fim de proteger a sua verdadeira personalidade. Assumiu a identidade de Marco Xavier, e enfrentou ameaças mais poderosas. Contudo, ainda manteve-se escondido do mundo. Foi quando ele foi membro-fundandor da Liga da Justiça. Como um guerreiro Marciano, ele permaneceu no grupo durante décadas. Já que no grupo, ele poderia lutar pela justiça sem medo. Ele se tornou o mais antigo membro da Liga da Justiça, que desde então esteve diretamente ligada a sua história. Anos mais tarde ele retomou à identidade de John Jones, quando se transformou em um detetive particular. J'onn também fez parte da Liga da Justiça da América, e Liga da Justiça Internacional. Ele considerava a equipe como uma família. Apesar de ser um brilhante líder, ele geralmente deixava a liderança com o Super-Homem. Em uma missão da LJI, J'onn enfrentou um vírus, e através da magia do Sr. Destino, J'onn se tornou um prisioneiro de si mesmo. Por meses, ele ficou sem saber o que estava acontecendo dentro de si. Isto levou intervenção de H'ronmeer, o deus marciano do fogo. Isto o levou à de Erdel. Foi re-construiu a sua máquina de Erdel, a fim de enviar Aja de volta à Marte, onde J'onn poderia enfrentar H'ronmeer. Quando retornou de Marte, Ajax não mais tinha conflitos internos. Ele não mais tinha medo de seu passado. Tanto, que quando a LJI se dissolveu, ele considerou a possibilidade de retornar para o seu planeta natal. Até que foi novamente convidado à reintegrar a força-tarefa da Liga da Justiça.
Poderes
Caçador de Marte possui uma grande variedade de poderes sobre-humanos, muitos dos quais são semelhantes aos do Superman e Mulher-Maravilha, incluindo a super-força, super-velocidade, invulnerabilidade e vôo. Como o Superman, o Caçador de Marte tabem tem "visão marciana" (um termo que designa tanto a capacidade de ver através de objetos sólidos e capacidade para gerar óticas da força e de calor). Superman uma vez chamou de "o mais poderoso ser na face da terra" [12].
Durante os anos 90, foi afirmado que a origem do seu vôo e "visão marciana" é uma forma de telecinese (tinha ocasionalmente demonstrada usa mais tradicionais de telecinese para levitar e animar objetos durante sua Detective Comics e Casa das aparências Mystery). Sua visão marciana foi mostrado para bater adversários para trás com o impacto que poderia ser devido à sua natureza telecinética.
O Caçador de Marte também possui o poder de transmutação, que ele utiliza para vários efeitos (por exemplo,para ficar com aparência humana ou monstruoso, alongando seus membros, crescendo de tamanho imenso). Ele pode alterar a composição química de seu corpo para imitar diversos materiais como aço ou pedra. J'onn pode tornar-se invisível, e também é capaz de se tornar intangível, de modo a passar sem causar danos através de objetos sólidos. Ele é um telepata poderoso, capaz de perceber os pensamentos dos outros e de projetar seus próprios pensamentos. Muitas vezes ele age como um quadro de distribuição "entre as mentes, a fim de coordenar as ações da Liga da Justiça. A extensão de suas habilidades telepáticas é grande, por várias vezes ele conectou-se a todo o planeta Terra.
Ele tem demonstrado a capacidade de regeneração, uma vez capaz de regenerar-se apenas de sua mão decepada, mas com grande pressão (devido à perda de massa que ele achou necessário incorporar elementos novos a partir de areia de Marte). Early aparições do personagem mostrar-lhe como capaz de respirar debaixo d'água; a última vez que ele demonstrou esse poder foi quando ele encontrou Zauriel no mar de São Francisco em JLA # 6. O Caçador de por vezes tem sido dito possuir nove sentidos, mas estes sentidos adicionais são mal definidos e geralmente ignorado pela maioria dos escritores.
Além de seus poderes sobre-humanos, o Caçador também é uma detetive especializada e muito capaz. Como Batman menciona em seu arquivo, que "em muitos aspectos, Martian Manhunter é como um amálgama de Superman e do Cavaleiro das Trevas si mesmo."
Fraqueza
Um dos traços do Caçador de Marte da assinatura é sua vulnerabilidade ao fogo. Embora tenha sido um elemento do personagem desde suas primeiras aparições, os escritores têm retratado com grande inconsistência em toda sua longa carreira do personagem. Em alguns casos, é retratado como uma susceptibilidade física inerente à raça marciana, enquanto em outros momentos, tem sido explicada como um transtorno pessoal psicossomáticas. O grau de vulnerabilidade também tem sido extremamente incoerente, em alguns casos, capaz de despir seus poderes e matá-lo, enquanto em outras vezes simplesmente infligir dor ou delírio com nenhum perigo real de danos físicos. Esta fraqueza foi diminuída ou curado em mais de uma ocasião, só para ter que voltar com uma vingança em uma história mais tarde. Assim, é difícil de definir.
Em suas primeiras aparições, o personagem foi mostrada como tendo uma fraqueza ao fogo, enquanto em sua forma nativa marciana.
Ao longo do tempo, este foi desenvolvido em conta o caráter pyrophobia, com o fogo ser "o calcanhar de Aquiles de Marte", equivalente ao do Super-Homem fraqueza a kriptonita. A exposição ao fogo normalmente provoca J'onn a perder sua capacidade de manter sua forma física, 'derretimento' em poça de plasma verde contorcida. Um retrato explicou que a fraqueza da chama foi amarrado em telepatia marciano, com o fogo causando tanto caos nas mentes marciano que desmoronam. Recentemente foi revelado, durante o enredo Trial By Fire [15], que esse medo foi inculcado em um nível genético pelos Guardiões do Universo 20.000 anos atrás, para enfraquecer o que era então uma espécie muito agressiva à beira da conquista interestelar—este ato dividir a corrida em que os marcianos Verde e Branco, embora não seja feita da terceira raça conhecida como os marcianos Amarelo [16]. No final do arco, esta deficiência foi parcialmente removida, com J'onn explicando que é acionado somente do significado psíquico foram de mal a ele, como as chamas do sofrimento ou paixão (este era aparentemente uma rotunda forma de limitar a sua fraqueza em chamas de natureza mística ou pyrokinetic). Na sequência de Infinite Crisis e um ano depois, foi demonstrado que a fraqueza J'onn de fogo mudou mais uma vez. Marcianos não têm mais medo do fogo, mas eles perdem os seus poderes em sua presença; fogo físico e calor intenso pode, em
Ajax
O nome Ajax foi dado pela editora brasileira EBA, no original seu nome é apenas "Martian Manhunter" (Caçador de Marte)[1], para poder caber dentro dos balões de diálogo no formato adotado no Brasil, fora mantido pela Abril; só recentemente, com a publicação da DC Comics pela Panini é que se estabeleceu a tradução do seu nome original. Outros nomes foram alterados no Brasil, como o casal Lois Lane e Clark Kent, no Brasil batizados de Mírian Lane e Eduardo, até uma certa época.
Outras mídias
O Caçador de Marte não teve participação em nenhuma série dos Super-Amigos, nem mesmo era situado em qualquer menção.
Em 1997, J'onn J'onzz fez sua primeira participação em outra mídia: A Televisão. Ajax foi adaptado para TV num filme da Liga da Justiça produzido pela HBO. O ator David Ogden Stiers interpretava o J'onn J'onzZ, o líder da Liga da Justiça, que pouco aparece no filme, e mesmo assim só é visto com uma iluminação bastante precária. Mesmo barrigudo e com uma máscara de borracha cruelmente esquisita, o marciano conseguiu ser a personagem mais envolvente no filme, as melhores falas estão em sua boca e os ângulos de câmeras mais atrativos também. Em Liga da Justiça da América, Ajax contata a Liga pelo aparelho de TV do apartamento de Guy Gardner interrompendo a programação para dar as últimas notícias para a Liga.
Em 2000, estreou a série animada Justice League Animated, trazendo a Liga da Justiça formada por Super-Homem, Batman, Mulher-Maravilha, John Stewart, Flash, Mulher-Gavião e Caçador de Marte. A série mantêm uma certa fidelidade com os quadrinhos, principalmente na personalidade dos heróis. Último sobrevivente de seu planeta, veio à Terra para avisar sobre a invasão dos marcianos brancos que devastaram seu mundo e acabou ingressando na Liga da Justiça. Apesar de algumas diferenças em relação aos quadrinhos, o super-herói marciano é um dos mais poderosos membros da Liga. No original, a dublagem de J'onzz é feita por Carl Lumbly. E, no Brasil, por Dário de Castro. Em 2002, surgiu uma nova série da Liga Justiça, uma continuação da antiga: Liga da Justiça Sem Limites, apresentando centenas de personagens novos. Nesta série, J'onn apenas mantêm-se na Torre da Liga coordenando tudo, até que passa por uma crise e desaparece, deixando o cargo de coordenação para Sr. Incrível.
Por volta de 2006, na série Smallville, no episódio Statix, surge um misterioso herói com seu rosto sempre desfocado e com olhos vermelhos. Sim, é J'onn J'onzz, fazendo uma participação no viria a ser a Liga da Justiça. Nessa série, John Jones é interpretado por Phil Morris.
No inovador desenho com uma tendência mangá, The Batman, produzido por um dos produtos da antiga Justice League Animated, Ajax faz um participação, mantendo fidelidade com os quadrinhos.
Em 2008, com o longa animado Liga da Justiça: Nova Fronteira, Caçador de Marte surge de forma fiel a obra-prima de Darwyn Cooke vencedora dos prêmios Eisner, Shuster e Harvey.
Assinar:
Postagens (Atom)